Neste sábado (23), às 15h, o Coletivo Poesia de Rua, grupo literário formiguense, realizará uma Tarde Poética na Praça CEU, localizada na rua Dico Lavinio, s/n, bairro Novo Horizonte.
A ação literária é aberta à população e será ofertada aos moradores das proximidades e público em geral. A Tarde Poética é um encontro literário promovido pelo Coletivo Poesia de Rua e acontece uma vez ao mês sempre aos sábados, de forma itinerante em locais públicos. O objetivo principal é fomentar nas pessoas a escrita e a leitura, facilitando o processo de escrita.
A atividade é fruto de uma parceria do Coletivo Poesia de Rua com a Praça CEU, visando ofertar cultura à população e democratizar o seu acesso.
A ação contará com Sarau Literário e Oficina de Escrita criativa para os participantes.
Como surgiu o coletivo Poesia de Rua?
O Coletivo Poesia de Rua surgiu em 2020, criado pelos formiguenses Victor Marques, Herbert Vieira e os poetas nordestinos Vinicius Abreu e Gustavo Lyra.
Em um primeiro momento, as ações pautavam-se na colagem anual de poesias em postes e espaços públicos da cidade buscando fomentar a inspiração poética nesses locais.
Posteriormente, em 2021, após mais uma colagem de poesias, o grupo aumentou e, tendo afinidades literárias, resolveu intensificar os encontros de forma mensal reunindo-se também para declamar e estudar poesias e outros gêneros da literatura.
Atualmente, o Coletivo Poesia de Rua conta com aproximadamente 40 integrantes de faixa etária diversificada de 14 a 80 anos. A atual coordenação é formada por Ana Dulce Pamplona, Victor Marques e Rosilene Costa.
O grupo possui murais poéticos instalados na Venda do Chico em Formiga e no Asilo. Em parceria com Manoel Gandra, também produz os fanzines poéticos do LEPRA e pretende ainda ampliar suas ações coletivas.
Fonte: Coletivo Poesia de Rua