Pelo quinto ano consecutivo, a Telefônica ficou no topo do ranking de reclamações do Procon de São Paulo. Segundo relatório divulgado pela entidade na terça-feira passada (15), foram registradas 3.137 queixas à empresa no ano passado, das quais 862 ainda não foram solucionadas.
Atrás da Telefônica aparece o Itaú Unibanco, que em 2009 também ficou na segunda posição. Em terceiro lugar, está o Bradesco, seguido pela Samsung, Claro, Eletropaulo, Sony Ericsson, LG, Santander e Net.
Constam no ranking apenas reclamações fundamentadas, ou seja, as que levaram à abertura de processos administrativos depois de tentativa frustrada de acordo entre as partes envolvidas.
Ao todo, no ano, o Procon-SP registrou 630.715 atendimentos, 18,5% a mais do que o registrado em 2009. Dos atendimentos, 31.509 foram tratados como reclamações fundamentadas. Entre as reclamações mais comuns estão, principalmente, cobranças indevidas, produtos com defeito e problemas na entrega.

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