A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) preparou uma programação especial para a semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22), com ações que se estenderão entre os dias 19 e 27 de março, em Belo Horizonte e em todas as regiões do Estado. A exemplo da Campanha da Fraternidade de 2011, da Organização das Nações Unidas (ONU), a Copasa homenageia e convida as pessoas a refletir sobre a importância da água.
Para a empresa todo dia é dia da água. E cuidar dela é uma grande responsabilidade. Por isso, além de tratar e distribuir realiza diversas ações de monitoramento e conscientização para o uso racional. Com a campanha ?Água da Gente? a Companhia presta uma homenagem à água no intuito de mobilizar e provocar uma reflexão sobre o recurso natural mais importante do planeta – a água.
Além da criação de um hotsite (www.aguadagente.com.br) para registrar e postar gestos de amor, por meio de fotos, filmes e até mesmo mudança de atitudes, o projeto conta com a adesão de várias entidades de classe, instituições de ensino, clubes esportivos, supermercados e shopping para ajudar na multiplicação dessa corrente.
A expectativa é que essa mensagem se espalhe e ajude na reflexão sobre a necessidade do uso consciente dos recursos hídricos, chamando atenção para os impactos do rápido crescimento urbano e das incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais.
Para subsidiar as ações foram feitos adesivos, marcadores de livros e balões com a marca de um coração formado pela união de duas gotas, com o slogan ?Água da Gente?.
De acordo com a programação, várias ações estão sendo realizadas. A abertura oficial das comemorações do Dia Mundial da Água ocorreu neste domingo (20), no Mercado Central com a apresentação de musical ?Canção para as águas? pelo Coral Copasa.
Vale destacar na programação as ações que acontecerão, no dia 22, às 9h30, no Ceam Barreiro (Centro de Educação Ambiental). No local, o Coral Infantil do Instituto São Rafael fará uma apresentação musical e visitará a ?trilha interpretativa?. Essa trilha é um caminho educativo adaptado para portadores de deficiências visuais, com a identificação das espécies da flora local, em linguagem escrita em braile, permitindo aos visitantes o contato direto com a natureza. O caminho tem uma extensão de aproximadamente 300 metros, passando pelo interior da mata até o córrego do Barreiro onde é feita a captação de água bruta que abastece parte da população da região.
Acesse o hotsite pelo endereço www.aguadagente.com.br e participe da campanha e das ações promovidas em vários locais.

COMPATILHAR: