A massa de ar seco permanece atuando sobre Minas Gerais mantendo o tempo com muito sol e calor em todas as regiões.

Os próximos dias em Formiga continuarão com  temperaturas elevadas e com baixa umidade do ar, entre 30% e 20%, o que faz com que o estado de alerta no município continue. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de pelo menos 60%.

Não há previsão de chuva para essa semana. Nesta segunda os termômetros em Formiga marcaram mínima de 20ºC e  poderá marcar até 34ºC. Durante a semana as temperaturas variam entre 19ºC e 36ºC.

Córrego Fundo, Arcos e Pains também seguem em estado de alerta devido a baixa umidade do ar. Em Córrego Fundo os termômetros  poderão variar entre 14ºC e 38ºC, Arcos 19ºC e 36ºC e Pains 19ºC e 34ºC.

Primavera será marcada por pancadas de chuva

ipe

Estação das flores é transição entre tempo seco e chuvoso ( Foto: Glaudson Rodrigues)

A primavera, estação que marca a transição entre os períodos seco e chuvoso na região Sudeste, terá início nesta quarta-feira (23), às 5h20. A estação marca o retorno das tempestades causadas, sobretudo por frentes frias, podendo vir acompanhadas de granizo, chuva intensa e rajadas de vento em Minas Gerais.

Durante a primavera, que termina à 1h48 do dia 22 de dezembro, as pancadas de chuva ocorrem com frequência no final de tarde e noite, devido ao aumento da umidade e calor.

Em relação às chuvas, os três meses que compõem a primavera apresentarão características distintas. De acordo com o meteorologista da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Arthur Chaves de Paiva Neto, em outubro, a predominância será de pancadas de chuva intensas e rápidas.

“Na Zona da Mata, Oeste e Sul de Minas, a expectativa é de chuvas acima do normal. No Norte de Minas, as chuvas ficam abaixo da média e, nas demais regiões, as precipitações ficam normais”, explica Neto.

Em novembro, a previsão é de chuvas abaixo da normalidade no Norte de Minas e região Central e, nas demais regiões, o tempo permanece estável. Em dezembro, devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul, as chuvas acontecem de maneira mais contínua, ficando, entretanto, dentro da normalidade em todas as regiões de Minas Gerais.

No decorrer da estação, a atmosfera sai de um estado quente e seco e se torna cada vez mais úmido. Neste ano, devido à atuação do El Niño, a primavera será quente na maior parte do Estado

Priscila Rocha Climatempo e Cemig

Comentários