Desde domingo (14), as temperaturas estão mais amenas e as manhãs e tardes menos frias. O que não tem mudado nos últimos dias é a prevalência do tempo seco.

Mas essas condições climáticas não deverão se manter na região. A segunda quinzena de julho terá a atuação de dois sistemas influenciando no clima na região Centro-Oeste de Minas. No início da semana é registrada a formação de névoa seca, mas a partir de quarta-feira (17), uma frente fria chega ao estado e provoca queda na temperatura e elevação da umidade relativa do ar.

“A névoa seca é a suspensão de partículas de poeira fina ou fumaça no ar. É invisível a olho nu, mas as partículas reduzem a visibilidade e são suficientemente numerosas para dar ao ar um aspecto opaco. A queda da umidade ocorrerá à tarde e o céu com nuvens favorece a formação do sistema”, comentou a meteorologista Anete Fernandes.

“A frente fria vem do Oceano Atlântico e provoca queda na temperatura. Apesar disso, não tem previsão de chuva para a região”, concluiu Fernandes.

Ainda de acordo com dados do Inmet, a umidade relativa do ar fica em torno dos 60% pela manhã e cai para 20% à tarde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices entre 12 e 20% são considerados estado de alerta, por isso, o órgão recomenda:

  • Observar as recomendações do estado de atenção;
  • Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre as 10h e 16h;
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados
  • Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Confira a temperatura máxima e a mínima para estar terça-feira (16), algumas cidades de acordo com o Climatempo:

Formiga – Máxima: 27° / Mínima: 12°

Arcos – Máxima: 27° / Mínima: 12°

Córrego Fundo – Máxima: 29° / Mínima: 11°

Pimenta – Máxima: 28° / Mínima: 15°

Pains – Máxima: 30° / Mínima: 14°

Campo Belo – Máxima: 27° / Mínima: 120°

 

Fonte: Com informações do G1||https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2019/07/15/nevoa-seca-e-queda-na-temperatura-estao-previstas-para-esta-semana-no-centro-oeste-de-mg.ghtml

COMPATILHAR: