O 1º fim de semana de fevereiro terá céu nublado e chance de pancadas de chuva típicas do verão nas cidades do Centro-Oeste de Minas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para a região, que vai desta sexta-feira (4) até a manhã de sábado (5). Veja informações sobre o alerta mais abaixo nesta matéria.

O professor de geografia Rafael de Ávila Rodrigues explicou que áreas de instabilidade têm se intensificado sobre a região e são responsáveis pelo registro de precipitação.

“A combinação de calor e umidade favorece a formação de áreas de instabilidade, com características de previsão de chuvas típicas de verão, ou seja, pancadas de chuvas irregulares e pontuais”, afirma o professor.
Ainda de acordo com Rodrigues, no domingo (6), o deslocamento de uma frente fria vinda do sul do Brasil pode formar nuvens carregadas. A previsão é de chuvas que podem ser acompanhadas de rajadas de vento e raios.

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) informou que o padrão será de chuvas moderadas a fortes ao longo do fim de semana. Os termômetros devem oscilar entre 17ºC e 30ºC e as maiores temperaturas devem ser registradas em Pompéu.

Alerta do Inmet

O alerta emitido pelo Inmet nesta sexta prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros em uma única hora, ou então, 50 e 100 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem ficar entre 60 km/h e 100 km/h.

Há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações do Inmet são:

  • em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda;
  • se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira a previsão em algumas cidades

CidadesMínima ºCMáxima ºC
Divinópolis17°C29ºC
Bom Despacho19ºC29ºC
Itaúna18°C28°C
Pompéu20ºC30ºC
Nova Serrana19ºC28°C
Pará de Minas18ºC28ºC
Fonte: Climatempo

Dia a dia

  • Sexta-feira (4): parcialmente nublado, chove rápido durante o dia e à noite. Temperaturas entre 17ºC e 30ºC.
  • Sábado (5): parcialmente nublado, chove rápido durante o dia e à noite. Temperaturas entre 17ºC e 28ºC;
  • Domingo (6): nublado, com chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 17ºC e 27ºC;

Fonte: g1 Centro-Oeste

COMPATILHAR: