O TikTok anunciou nessa quarta-feira (1°) que todos os usuários com menos de 18 anos terão, em breve, um limite de tempo diário de tela de uma hora. Esse é em um dos movimentos mais agressivos já realizados por uma empresa de mídia social para impedir que os adolescentes rolem a tela sem parar.

Os usuários adolescentes do TikTok poderão desativar essa nova configuração padrão, que será lançada nas próximas semanas. Mas a mudança de recurso pode reforçar o bem-estar digital dos usuários mais jovens, exigindo que eles optem por limites de tempo de tela mais rígidos.

Se o limite de 60 minutos for atingido, os usuários serão solicitados a inserir uma senha – exigindo que eles decidam estender o tempo gasto passando pelos vídeos no aplicativo.

A mudança ocorre depois que o TikTok e outras plataformas de mídia social enfrentaram anos de análise sobre seu impacto nos usuários jovens, incluindo seu potencial de levar os adolescentes a buracos prejudiciais.

O TikTok também está enfrentando pressão crescente de Washington por questões de segurança de seus laços com a China por meio da empresa controladora Bytedance, incluindo uma discussão renovada sobre uma possível proibição do aplicativo de vídeo de formato curto nos EUA.

Cormac Keenan, chefe de confiança e segurança do TikTok, disse que a empresa consultou pesquisadores e especialistas do Digital Wellness Lab do Hospital Infantil de Boston ao decidir os limites de tempo a serem estabelecidos para usuários adolescentes.

Embora não haja uma posição endossada coletivamente sobre quanto tempo de tela é ‘demais’, ou mesmo o impacto do tempo de tela de forma mais ampla, reconhecemos que os adolescentes geralmente precisam de suporte extra quando começam a explorar o mundo online de forma independente”, escreveu Keenan em uma postagem de blog.

Keenan acrescentou que, se um adolescente decidir desativar esse novo limite padrão e passar mais de 100 minutos no TikTok por dia, ele será solicitado a definir um limite diário de tempo de tela para si mesmo.

Em nosso primeiro mês de testes, essa abordagem aumentou o uso de nossas ferramentas de gerenciamento de tempo de tela em 234%”, escreveu Keenan.

Ele também anunciou algumas atualizações no recurso Family Pairing do aplicativo, que permite que um pai ou cuidador vincule sua conta TikTok à de seu filho adolescente e defina controles.

Os pais poderão filtrar vídeos com palavras ou hashtags que não desejam que apareçam no feed de seus filhos adolescentes, definir um limite de tempo de tela diário personalizado para seus filhos adolescentes e definir uma programação personalizada para silenciar as notificações do TikTok enviadas a seus filhos adolescentes.

Outras plataformas, incluindo Instagram e Snapchat, também lançaram controles e recursos parentais adicionais que incentivam os adolescentes a fazer uma pausa e estabelecer limites.

 

Fonte: CNN

 

COMPATILHAR: