Os instrutores e os soldados do Tiro de Guerra 04-030 comemoraram nesta terça-feira (8), na praça da Matriz São Vicente Férrer, o Dia da Vitória, data em que se celebra as conquistas obtidas pelas tropas brasileiras na Segunda Guerra Mundial.
Estiveram presentes na solenidade representantes dos poderes Executivo e Legislativo, bem como autoridades civis e militares. Alunos de escolas públicas também assistiriam ao evento.
No praça da Matriz, existe um memorial em homenagem aos 33 formiguenses tombados em confronto. Em Formiga, há dois ex-combatentes sobreviventes da guerra, Aduílo Gomes de Oliveira e Olivério Simões, que foram destacados na solenidade.
No local, foram dispostas bandeiras dos países que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial.
Alemanha, Itália, e Japão formaram uma aliança conhecida como o Eixo. Seis outras nações se uniram ao Eixo. Os Estados Unidos, o Reino Unido, China, e a então União Soviética, atualmente Rússia, eram os principais países que lutaram contra o Eixo. Eles foram chamados de os Aliados e somaram 50 nações ao final da guerra. As tropas brasileiras apoiaram os Aliados.
Dia da Vitória
O Dia da Vitória, comemorado no dia 8 de maio ? naquele dia, em 1945 terminou oficialmente a Segunda Guerra Mundial na Europa – marca o resgate dos valores democráticos para todas as nações, mas é um marco a um período de dor, perdas e atos heroicos. O dia 8 de maio, ao mesmo tempo, convida à reflexão sobre os fatos sombrios que resultaram do emprego da violência na busca de superação das dissensões políticas, econômicas e ideológicas.
Deflagrada a guerra no solo europeu, o Brasil, inicialmente neutro, viu os caminhos para a solução pacífica dos conflitos esgotarem-se definitivamente, após ter doze de seus navios mercantes afundados por submarinos alemães, colocando sob iminente risco todo o tráfego marítimo, com risco de desabastecimento nas cidades brasileiras.
Com a escalada da guerra, o Brasil não hesitou em unir-se às nações Aliadas, enviou milhares de combatentes, entre marinheiros, soldados e aviadores. A Força Expedicionária Brasileira, então, combateu no teatro de operações italiano, proporcionando importante contribuição para a vitória aliada naquela frente. A Força Aérea Brasileira, além de patrulhar a nossa costa em conjunto com a Marinha, apoiou a Força Expedicionária com a 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação, também em território europeu.
Ao término da guerra, as perdas brasileiras foram significativas: 30 navios mercantes e três de guerra, 20 aviões abatidos ou inutilizados, além de quase 2.000 baixas.

COMPATILHAR: