Redação Últimas Notícias 

O Tiro de Guerra de Formiga realizará na próxima quarta-feira (8), uma solenidade em alusão ao Dia da Vitória. A data é celebrada em todo o mundo ocidental em homenagem ao fim da Segunda Guerra Mundial.

A solenidade ocorrerá na praça São Vicente Férrer, a partir das 8h. A programação do evento contará com hasteamento de bandeiras, canto da Canção do Expedicionário, leitura da Ordem do Dia do comandante do Exército, homenagem aos Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e distribuição da revista infantil “Recrutinha”.  

Dia da Vitória

Dia da Vitória na Europa ou V-E Day foi o dia 8 de maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazista em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

A data foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da guerra na Europa, embora os racionamentos de comida e vestuário continuassem por mais uma série de anos. Nos Estados Unidos, o Presidente Harry Truman, que celebrava 61 anos nesse mesmo dia, dedicou a vitória ao seu antecessor, Franklin D. Roosevelt, que morrera há cerca de um mês antes, no dia 12 de Abril.

Os Aliados haviam acordado que o dia 9 de maio de 1945 seria o da celebração, todavia os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, precipitando as celebrações. A União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outras zonas da antiga URSS, é celebrado no dia 9 de maio.

Força Expedicionária Brasileira, 

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi uma força militar constituída na sua totalidade por 25.583 homens e mulheres, que durante a 2ª Guerra Mundial foi responsável pela participação do Brasil, ao lado dos Aliados na Campanha da Itália.

Em 1968, durante as comemorações do 110º aniversário de Formiga, foi inaugurado um monumento em homenagem aos 33 Pracinhas formiguenses, na praça São Vicente Férrer, o qual está completando 51 anos.

 

COMPATILHAR: