Dono de inúmeros troféus em sua história vitoriosa, o Cruzeiro conquistou uma taça inédita para o clube. A equipe celeste sagrou-se campeã da Série B do Campeonato Brasileiro nesta sexta-feira (30), mesmo sem entrar em campo. A Raposa contou com a ajuda de Grêmio e Bahia, que não venceram seus jogos da 32ª rodada e não podem mais alcançar o time azul. Com 71 pontos e 21 vitórias em 32 jogos, o Cruzeiro conquista o título da Série B.

O troféu da Segunda Divisão é o primeiro da Raposa, e clube e torcida esperam que seja o único também. Apesar de não ter sido uma conquista sonhada, ela representa o fim de três anos amargos na Série B. Além de importante para o momento do clube e para coroar uma campanha irretocável, a taça também será comemorada por mais da metade do elenco, que nunca havia comemorado um título nacional antes.

Dos 35 jogadores do atual elenco celeste, 17 nunca foram campeões de uma competição nacional ou internacional. Para a maioria dos jogadores, o título da Série B é a primeira conquista. Poucos já sentiram o gostinho de levantar uma taça importante, e isso deve acontecer em breve para os campeões pelo Cruzeiro.

O goleiro Rafael Cabral é um dos que já conquistaram um título nacional. Ele foi campeão da Copa do Brasil com o Santos, em 2010, além de ter levantado o troféu da Libertadores no ano seguinte e da Recopa Sul-Americana, em 2012. Mesmo com tantas taças, ele não se contentava só com o acesso e queria mais uma.

“Jogando no Cruzeiro, você se contentar em terminar entre os quatro é uma mentalidade pequena. A gente tem que ser campeão porque a história do clube diz isso. Nós não temos história aqui e temos a chance de começar a escrevê-la com título”, destacou após garantir a vaga na Série A.

A Raposa conquistou o acesso com recorde de antecedência, faltando sete rodadas para o fim da Série B. O título também foi mais uma marca batida pelo Cruzeiro, com seis partidas ainda a serem disputadas. Este é também o título mais importante da carreira de Paulo Pezzolano, que conquistou até hoje, como treinador, a Segunda Divisão do Uruguai.

Foi com a mentalidade de pensar “jogo a jogo” que Pezzolano conquistou o acesso e o título. E mesmo assim, ele ressalta que quer vencer todos os jogos até o fim da competição.

“Eu não penso nessas coisas, mas seria bom conquistar tudo. Até o último segundo do último jogo, a única coisa que peço para eles é competitividade. Jogar cada jogo como se fosse o último e ganhar”, avaliou após a goleada sobre a Ponte Preta.

O acesso e o título foram conquistados. Agora, o Cruzeiro tem mais seis jogos para fazer a melhor campanha da história da Série B e alcançar outros números importantes.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: