Trabalhadores da área da saúde realizaram, na manhã desta terça-feira (6), uma manifestação em frente à Praça da Assembléia, na região Centro-Sul, em favor do piso salarial para a classe. Em decisão tomada no último domingo (4), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, suspendeu a decisão que estabelecia um piso salarial para os enfermeiros de todo o país.

Além de pedir que a suspensão seja derrubada, a classe também reivindica aumento nos salários e melhores condições de trabalho. Segundo a técnica de enfermagem Nair Ester, os trabalhadores ficaram abalados com a decisão e reclamam da falta de apoio das instituições. “Estamos totalmente desvalorizados sem o piso salarial, levamos um balde de água fria”, disse.

Para a diretora do Sind-Saúde, Lionete Pires, o estabelecimento de um piso pode mudar a perspectiva de vida de muitos trabalhadores da área. “Atualmente os salários são baixos e isso vai dar valor aos profissionais“, diz.

A decisão de suspender a lei que define o piso salarial foi aprovada após um pedido judicial da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que alegou haver risco de demissões em massa, pois o setor privado não teria condições de arcar com os novos salários.

Nesta quarta (7), feriado da Independência, os sindicatos que fazem parte do Fórum Nacional da Enfermagem vão realizar uma manifestação em todas as capitais do país. Na sexta (9), acontece um julgamento, marcado pelo Ministro Barroso, após a Câmara dos Deputados enviar um ofício ao STF dizendo que o piso salarial é constitucional.

 

 

 

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: