Trabalhadores da Gerdau fizeram uma manifestação na porta da empresa no bairro Interlagos, em Divinópolis, na manhã desta quarta-feira (25). Eles pedem incorporação da perda e reajuste salarial.

“Começamos as negociações há mais de 30 dias, mas a empresa não fez uma proposta decente. Queremos incorporação da perda salarial e a empresa veio com a proposta de abono. Em assembleia o trabalhador recusou esta proposta”, disse o presidente do Sindicado dos Metalúrgicos de Divinópolis e Região, Anderson Willian dos Santos.

Ainda conforme o presidente do sindicato, com relação ao reajuste, a proposta da empresa foi de 1,73% e, para ele, isso retira do trabalhador o direito dele, porque nos últimos três anos não houve reajuste e sim abono salarial.

“Na assembleia foi deliberado que caso a empresa não levasse uma proposta decente para a mesa de negociação, não restaria outra alternativa a não ser a paralisação definitiva, uma greve. Se não houver um acordo vamos fazer um encaminhamento judicial por causa de imposição. O trabalhador não aceitou a proposta e eles estão implantando”, concluiu.

Durante a manifestação, a Polícia Militar foi acionada. De acordo com o tenente Lucas Tadeu, ao chegar ao local foi verificado que a rua e a portaria da empresa estavam fechadas pelos manifestantes.

“Informamos a eles que a manifestação é prevista constitucionalmente, mas a partir do momento que impede o direito de ir e vir do cidadão e a entrada de funcionários na empresa, esta se torna ilegítima. Entramos em acordo com os líderes, que liberaram a via e a entrada dos trabalhadores na empresa em seguida e tudo foi resolvido pacificamente”, explicou.

Gerdau

Por meio de nota, a Gerdau informou que está em processo de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Divinópolis sobre o acordo coletivo. A Gerdau também disse que o objetivo é preservar as condições justas de trabalho e remuneração, levando em consideração o atual cenário econômico nacional e os desafios da indústria do aço. O texto também diz que a empresa reafirma que o relacionamento dela com as entidades sindicais e que se pauta pelo diálogo aberto e transparente.

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: