O treinamento de ?Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas? já começou nesta segunda-feira (8) na Comunidade de Albertos, zona rural de Formiga, para 12 trabalhadores rurais. Eles aprenderão na teoria e na prática como fazer manutenção preventiva dos tratores e como operar corretamente o veículo, usando Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para segurança dos motoristas. O curso vai até a próxima sexta-feira (12), realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga (Sinrural) em parceria com o Senar Minas (Serviço de Aprendizagem Rural).
Ao todo, cerca de 380 trabalhadores rurais serão treinados nesta semana na região do Centro-Oeste Mineiro. Além de Formiga, as cidades de Divinópolis, São Sebastião do Oeste, Pedra do Indaiá e Lagoa da Prata também recebem cursos profissionalizantes nas áreas de avicultura, bovinocultura, máquinas agrícolas, equídeos e cana-de-açúcar.
A maior parte dos trabalhadores, no total de 320, será treinada em Lagoa da Prata pelo projeto ?Cana Limpa?, desenvolvido pelo Senar para o setor sucroalcooleiro do Estado. Um total de 160 cortadores de cana finaliza nesta terça-feira (9) o treinamento de ?Corte Manual de Cana Queimada?, na Usina de Cana Louis Dreyfus Commodities Bioenergia S/A, iniciado no dia 5 de agosto.
Outros 160 cortadores de cana da usina começam o curso nesta quarta-feira (10) até o próximo sábado (13). A realização é do Sindicato dos Produtores Rurais de Lagoa da Prata.
Cidades da região
Nesta semana, o Sindicato dos Produtores Rurais de Divinópolis promove quatro cursos na região, sendo dois em Divinópolis, um em Pedra do Indaiá e outro em São Sebastião do Oeste.
Em Divinópolis, dois cursos começam nesta terça-feira. Na comunidade Lajes, 12 pessoas estão inscritas no curso de ?Avicultura Básica?, pelo qual vão aprender a criar frangos caipiras em instalações adequadas para pintinhos e aves adultas, cuidados sanitários, vacinação e alimentação correta, além de planejamento do negócio e planilha de custos e lucros.
O outro treinamento é de ?Doma Racional de Eqüídeos?, que ocorre na Comunidade da Cachoeirinha para 12 trabalhadores. As aulas vão até 13 de agosto.
Já em Pedra do Indaiá, 10 trabalhadores iniciaram nesta segunda-feira o curso de ?Bovinocultura de Leite? para aprenderem sobre inseminação artificial na Fazenda Boa Esperança. O treinamento vai até dia 11 de agosto.
O curso de ?Aplicação de Agrotóxicos? está agendado para São Sebastião do Oeste entre os dias 10 e 12 de agosto, no Parque Ecológico. São 12 trabalhadores rurais que vão aprender como aplicar corretamente os defensivos agrícolas em suas propriedades rurais.

COMPATILHAR: