Dizem por aí que a principal diferença entre trabalho e emprego está no propósito de cada um: enquanto o emprego é uma fonte de renda, o trabalho é uma fonte de vida. Esse pensamento cabe perfeitamente para descrever minha trajetória no Ensina Brasil. Quando descobri que cumprir deveres e responsabilidades profissionais precisavam ser encaradas como ponto de partida e não como objetivo final, meu desempenho profissional passou a ter um propósito e isso transformou a minha vida.

 

Em qualquer profissão, existem demandas a serem atendidas e obrigações que precisam ser cumpridas diariamente. Só que, no fim das contas, o que vai fazer toda a diferença no desempenho profissional de qualquer pessoa é a motivação para realizar um projeto ou cumprir uma tarefa. Resolvi moldar minha carreira nesse pensamento e os dois anos que estive em Cuiabá, como professora em um dos pólos de educação do Ensina Brasil, foram importantes nesse sentido.

 

Aprendi a motivar os alunos e recebi de volta o reconhecimento de todos, o que me enche de orgulho e satisfação. Lecionar e compartilhar experiências com 380 jovens de diferentes personalidades, anseios e necessidades, foi um desafio e tanto, mas incrivelmente recompensador. Sou uma pessoa melhor e uma profissional melhor por isso, sem dúvida.

 

Descobertas e Conquistas

 

Quando tinha 11 anos, meu sonho era ser historiadora. Saber o que acontecia no mundo e como tinha sido viver em civilizações antigas me fascinava. Não éramos uma família que passava as férias de verão na Disney, mas tive acesso desde cedo ao estudo de qualidade, o que fez toda a diferença na minha formação. Aos 17 anos, tive que enfrentar a primeira grande ruptura da minha vida e decidi então optar por uma carreira que fosse mais fácil de ser absorvida pelo mercado de trabalho. Fiz tudo que estava ao meu alcance para entrar em uma universidade pública e, graças ao meu esforço e muitas noites mal dormidas, passei em 2º lugar no curso de Administração de Empresas da UFRJ. Logo depois, consegui meu primeiro estágio e pude ajudar a sustentar minha família.

 

Na universidade, tive outro choque de realidade. Percebi que algo parecia muito estranho e minha chegada ao Ensina Brasil tem a ver um pouco com essa transformação, porque quando olhava para os lados, não via ninguém como eu. Até esse momento, não sabia o que significava ser uma mulher preta e não entendia minha identidade. Foi aí que o Ensina entrou na minha vida.

 

Quando fui selecionada para o programa, a alegria foi imensa. Sabe quando você percebe que aquilo que você está envolvido é realmente importante para você? É disso que estou falando. Durante dois anos, passei por todo o processo formativo e fiz minha complementação pedagógica, o que corresponde à licenciatura, paga integralmente pelo Ensina. Esse foi um dos presentes que ganhei. A primeira vez que saí do Méier foi para passar os primeiros 25 dias de Ensina em São Paulo, onde mergulhei de fato no mundo do ensino público brasileiro. Nesse período, aprendi a entender como se planeja uma aula e como funciona esse ecossistema, a partir de uma avaliação diagnóstica e vários encontros com autoridades da organização pública. 

 

Outro grande presente foi o summer job de 30 dias que fiz na Todos Pela Educação entre o primeiro e segundo ano no Mato Grosso. Trabalhei em um projeto que, mais tarde, se transformou em uma ONG do Terceiro Setor e, nesse mesmo ano de 2018, fui convidada para representar a Todos Pela Educação em uma mesa redonda sobre educação no Brazil Conference, em Harvard. Vocês conseguem imaginar o tamanho da festa que foi lá em Cuiabá com os alunos da minha escola? Foi incrível! Virei celebridade por algum tempo e comemoramos como nunca!

 

Missão e recompensa

 

Segundo pesquisa realizada pela plataforma Glassdoor, o principal motivo dos brasileiros trocarem de emprego é a busca por um trabalho que esteja mais em sintonia com seus propósitos de vida. Para quase 30% dos entrevistados, os ideais de vida falam mais alto hoje do que uma oportunidade de crescimento dentro da empresa atual ou até um reajuste salarial.

 

Além da estabilidade financeira, os brasileiros valorizam cada vez mais a busca por um trabalho que signifique alguma coisa para si próprio e para os outros e isso reflete diretamente na motivação, produtividade e felicidade dos profissionais, segundo o estudo. Isso é muito a cara do Ensina. Nossa função como alumni é criar lideranças, capazes de identificar e preencher as lacunas para completar a jornada de evolução, com habilidade, orientação e capacitação.

 

Trabalhar com propósito é trabalhar mais feliz e fazer parte do Ensina é compartilhar valores e experiências em busca da felicidade de muitas pessoas, incluindo a minha própria. No Ensina, acreditamos que as habilidades de um excelente líder estão presentes em sala de aula. O Ensina Brasil me deu a oportunidade de transformar vidas e, hoje, retribuo com dedicação e eterna gratidão. Minhas turmas do 6º, 8º e 9º ano hoje estão chegando na universidade, o que me impressiona muito e me enche de orgulho! Me sinto recompensada e com a certeza de que minha missão está sendo cumprida.

COMPATILHAR: