Da Redação

O trabalho do formiguense Heitor Muinhos, fotógrafo profissional, será exposto em uma das maiores exposições internacionais de artes visuais de São Paulo, o renomado  Salão de Outono da América Latina (Soal).

O fotógrafo foi um dos 107 selecionados entre 500 artistas para participar da 5ª edição do evento. Os selecionados apresentarão obras inéditas nas categorias: pintura, fotografia, escultura, instalação, performance, vídeo, street-art, livro de artista e artes gráficas.

O 5º Soal será realizado de  4 de maio a 4 de julho, na Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina. Além de artistas brasileiros, o evento apresentará trabalhos de artistas de mais de dez países como: França, Argentina, Iraque, Itália, Uruguai, Chile, Peru, Japão, Canadá, Ucrânia, Suiça, Marrocos e Síria.

O Salão de Outono da América Latina é um espaço contemporâneo, voltado para as artes, que objetiva por em evidência a diversidade de linguagens, o confronto de tendências, buscando  ser um espaço aberto à atualidade.

Tem por objetivo, descobrir novos talentos no meio artístico brasileiro e sul americano, dando aos artistas, a oportunidade de mostrar suas obras em uma exposição internacional, aberta à todas as tendências , pluridisciplinar e de qualidade.

O Soal é baseado nos ideais e experiência do Salon d’Automne de Paris criado em 1903 e é organizado pelo salão francês, em parceria com a fundação e o Governo do Estado de São Paulo.

O fotógrafo formiguense

 Heitor Muinhos é filho dos formiguences José Francisco de Paula Sobrinho e Bernadete Muinhos de Paula e, atualmente, reside em Belo Horizonte. Ele cursou engenharia elétrica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, apaixonado pela fotografia desde a adolescência, optou em 2008 por fotografia e artes.

Heitor foi para Paris e Arles na França, conhecer e estudar  o mercado de fotografia. A partir de 2011 fundou a empresa ArtMoulin Fine Art, especializada em fotografias e impressões para galerias, museus, artistas, decoração. O fotógrafo  atua como produtor cultural para artes visuais, elaboração de projetos culturais e parecerista do Ministério da Cultura.

(Foto: Divulgação)

De acordo com o secretário de Cultura, Aluísio Veloso a pasta está em negociação com Heitor para realizar uma mostra em Formiga.  “Ele quer que seus conterrâneos conheçam o apurado trabalho dele e sirva de motivação aos amantes da fotografia a seguir o mesmo caminho”, disse Aluísio.

Confira alguns dos trabalhos do fotógrafo: 

COMPATILHAR: