Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde iniciaram na quarta-feira (3) os trabalhos do Mutirão de Prevenção de Câncer de Colo Uterino.
O Mutirão seria iniciado no dia 26 de outubro, porém ainda não havia demanda suficiente. De acordo com a enfermeira Graziela Borges, em média serão realizadas 20 coletas para o exame por dia.
O mutirão tem como objetivo alertar as mulheres para a prevenção do câncer, ampliar a oferta de exames à população feminina trabalhadora e detectar precocemente os casos de câncer de colo uterino.
O exame preventivo deve ser feito por todas as mulheres com vida sexual ativa, independente da idade.
O ginecologista e obstetra Lupércio Antônio Silva alerta para o fato de que o câncer do cólo do útero e o de mama são os mais comuns nas mulheres. ?Há como prevenir o câncer do colo do útero, pois, através do exame preventivo, tem como saber que células estão em processo de transformação (displasia) para se tornarem cancerígenas no futuro?, explica o médico.
Os exames são realizados às terças, quartas e quintas-feiras, de 17h às 20h. Para agendar o exame, a mulher deverá procurar a Secretaria Municipal de Saúde (localizada no edifício Antônio Vieira ? rua Dr. Teixeira Soares, 264) de 8h às 18h ou entrar em contato pelo telefone 3329-1142 ou 3329-1165 (com Melissa, Vilma, Jane ou Cidinha).
O agendamento também poderá ser feito na Unidade Básica de Saúde mais próxima, de 7h às 17h.
No dia do exame, a paciente deverá levar documento de identidade, preventivos e mamografias anteriores e cartão de preventivo (caso tenha o cartão).
Além da coleta do exame, as mulheres receberão orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissiveis ? DST -, AIDS, Menopausa/Climatério, a importância da mamografia, importância do exame preventivo, hábitos saudáveis, HPV e planejamento familiar.

Comentários
COMPATILHAR: