O gasto com as eleições 2010 em Minas Gerais deverá chegar a R$ 15,5 milhões, de acordo com o orçamento divulgado nesta segunda-feira (13), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Esses valores deverão ser com custeio e investimentos, como transporte das urnas para todas as regiões do Estado e na alimentação dos 188 mil mesários voluntários.
A menos de um mês das eleições, o TRE faz os últimos acertos e prepara a infraestrutura para que os 14,5 milhões de eleitores em todo o Estado confirmem seus votos. No fim de semana foi realizado mutirão nos cartórios para a emissão da segunda via do título. Na Central de Atendimento que engloba 14 zonas e nos cartórios de Venda Nova e Barreiro, foram 1.600 eleitores atendidos. De janeiro até agora, em Minas, foram 135.016 pedidos de segunda via do título de eleitor. Somente na capital, foram 25,9 mil.
A preocupação do TRE em Minas é alertar os cidadãos para o fato que a apresentação do título com outro documento de identificação oficial com foto passou a ser obrigatória na hora de votar. O prazo para tirar a segunda via encerra-se no próximo dia 23. Aos sábados e domingos, o atendimento nos cartórios está sendo feito das 12h às 19h.
Previsão
Os mineiros deverão conhecer os resultados das eleições a partir da meia-noite de domingo, 3 de outubro. De acordo com a assessoria de comunicação do TRE-MG, a expectativa é que, até sete horas após o fim da votação, seja anunciado se haverá ou não segundo turno ou divulgados os nomes do futuro governador do Estado e os dois senadores.
Esse prazo é o menor registrado pelo nas últimas duas eleições gerais em Minas. Em 2002, a totalização gastou quase dois dias, e, em 2006, a apuração levou cerca de 11 horas.
Segundo a assessoria, a eleição majoritária permite vislumbrar quem serão os eleitos até a meia-noite, mas, a partir das 19h, serão divulgados os primeiros resultados.
O cidadão levará, em média, um minuto e 30 segundos para votar. Como serão escolhidos representantes para seis cargos, cada eleitor deve gastar um tempo maior para digitar.
Mais de 41 mil eleitores foram aos cartórios no fim de semana
De acordo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Brasil, foi de 41.661 o número de eleitores que compareceram aos cartórios no fim de semana para tirar a segunda via do seu título. Desse total, 16.807 pediram a reimpressão e 24.854 a segunda via.
Em Pernambuco, todos os cartórios participaram do mutirão. O TRE firmou parceria com a Secretaria de Segurança Pública e atendeu os moradores de municípios atingidos pelas enchentes e que perderam os documentos.
Segundo o TSE, a reimpressão dos títulos pode ser obtida em qualquer cartório e o eleitor não precisa comprovar a quitação com as obrigações eleitorais. Porém, para retirar a segunda via, ele deve ir à zona onde está inscrito e comprovar que está quite com a Justiça Eleitoral, demonstrando que votou ou justificou.

COMPATILHAR: