A Marinha do Brasil fará exercícios militares durante quadro dias no Lago de Furnas a partir desta quarta-feira (16) em São José da Barra (MG). A operação “Furnas 2024” vai contar com mais de 1 mil fuzileiros navais e também terá militares observadores de mais de 13 países.

Segundo a Marinha, estarão presentes representantes da Alemanha, Argentina, Camarões, China, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França, Itália, México, Nigéria, Países Baixos e Peru.

O treinamento tem como objetivo integrar unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) e embarcações da Marinha do Brasil em operações ribeirinhas, de paz e interagências, com participação de outros órgãos estaduais e municipais.

Os exercícios serão executados com o emprego de Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), helicópteros UH-15 Super Cougar, dezenas de embarcações, viaturas leves e pesadas, dentre outros equipamentos militares da Marinha.

Segundo a Marinha, o Lago de Furnas foi escolhido por se tratar de uma região estratégica do país. O lago é uma das maiores represas fluviais do mundo, banhando 34 municípios. Além disso, tem um volume de água quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Além disso, o perímetro do lago corresponde a quase metade do litoral brasileiro e oferece um ambiente propício para atividades que integram mar, ar e terra, conciliando o uso de meios navais, aeronavais e fuzileiros navais.

Fonte: G1 Sul de Minas

 

COMPARTILHAR: