Três jovens morreram afogados na represa de Várzea das Flores, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesse domingo (24), o dia mais quente do ano e um dos mais quentes da história da capital, com 37,1ºC.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois afogamentos aconteceram na parte da lagoa em Betim e uma em Contagem. Ainda segundo a corporação, só nas últimas 24 horas, nove ocorrências de afogamento foram registradas em todo Estado.
A primeira vítima foi um jovem de 25 anos. Os bombeiros foram acionados pela manhã, por volta das 10h, nas Chácaras São Sebastião, em Betim. Testemunhas disseram que o homem teria entrado na água e submergido, não tendo sido mais visto. “Como o afogamento não foi presenciado, os militares traçaram uma rota de busca na lagoa, e, após uma hora, encontraram a vítima”, informaram os bombeiros. O rapaz já estava a três metros de profundidade, sem vida. A perícia foi acionada.
Duas horas e meia depois, um jovem de 18 anos também se afoga na Várzea das Flores, em Betim. Segundo os Bombeiros, a vítima entrou na água para se banhar durante o calorão, mas submergiu completamente ainda próximo à margem. Ele foi salvo pelos militares, que realizaram manobras de reanimação, mas não resistiu e morreu. O médico do SAMU constatou a morte.
Ainda durante a tarde, às 13h25, morreu a terceira vítima, um jovem de 20 anos. Dessa vez, o rapaz estava nadando na parte da Várzea das Flores em Contagem. Os bombeiros recuperaram o corpo e o entregaram à Polícia Militar.
Confira dicas do Corpo de Bombeiros para evitar afogamentos:
- Observe a placa de sinalização e evite nadar em locais desconhecidos;
- Nunca salte de locais elevados para dentro da água. Sobretudo em piscinas em que não é possível ver a profundidade real;
- Não deixe as crianças nadarem sozinhas, seja qual for o local;
- Não tente salvar pessoas que estejam se afogando sem o devido treinamento;
- Evite nadar se tiver feito uso de bebida alcoólica;
- Evite brincadeiras como ‘caldos’.
Fonte: O Tempo