A Prefeitura Municipal de Formiga tem em seu Plano de Metas Agenda 2020 a proposta de construir parcerias para treinamento e capacitação de mão de obra para o turismo no município.

As ações seriam feitas em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e a Associação Circuito Grutas e Mar de Minas, da qual o município participa e sedia.

 Diversas atividades já foram realizadas, como a volta do município ao Circuito Turístico e à Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago); inserção nos Mapas Federal e Estadual do Turismo e, pela primeira vez, o recebimento do repasse de ICMS Turístico.

Agora, novas propostas têm sido estudadas, entre elas o incentivo à participação de cursos de qualificação profissional por parte dos formiguenses. E a oportunidade é agora. O Ministério do Turismo está ofertando dois cursos profissionalizantes e as inscrições estão abertas.

O primeiro é “Brasil Braços Abertos – Curso de Atendimento ao Turista”, estruturado em uma plataforma tecnológica de aprendizado à distância e em ambiente digital, totalmente gratuita, direcionada aos profissionais de turismo que atuam na linha de frente no atendimento ao turista ou para aqueles que desejam entrar neste mercado de trabalho. O aluno pode acessar o curso por qualquer aparelho com internet, tais como smartphonetablet ou computador pessoal. O público-alvo contempla pessoas a partir dos 15 anos.

A carga horária é de 80 horas, e após o aluno concluir todas as aulas, pode emitir por conta própria na plataforma o seu Certificado de Extensão chancelado pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). O acesso pode ser feito pelo link “bba.turismo.gov.br”. O prazo para inscrições é até o dia 31 de dezembro e o de conclusão, 30 de março do ano que vem.

 O segundo curso é o de “Gestor de Turismo”, elaborado com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento dos atores institucionais na gestão do turismo. Este curso representa uma oferta de qualificação profissional online e gratuita, com carga de 50 horas aula, direcionado a gestores públicos e privados de turismo, além de outros cidadãos e profissionais que queiram se qualificar para a gestão do turismo.

As inscrições permanecerão abertas até o dia 3 de maio do ano que vem. Ao concluir o curso, com data limite até 6 de julho de 2020, o aluno poderá emitir o certificado na própria plataforma digital. Para se inscrever, o acesso pode ser feito pelo link “gestor.turismo.gov.br”.

COMPATILHAR: