Houve tumulto em algumas unidades e a Polícia Militar foi chamada para acalmar pessoas que formavam filas desde a madrugada terça-feira (2).
A corrida aos postos foi causada pela desinformação, havia quem acreditasse que as doses seriam dadas apenas na quarta-feira (3), além do avanço da meningite na Bahia. Em 2009, a forma mais grave da doença causou 49 mortes no Estado, 26 só em Salvador. Na primeira fase da campanha, serão disponibilizadas 200 mil doses para crianças de 2 meses a 4 anos, nos 15 maiores municípios. A partir de março, segundo a Secretaria da Saúde, a vacinação será estendida a 400 cidades. A expectativa é imunizar 1,3 milhão de crianças. O órgão garantiu que não faltará doses da vacina.
E, neste Carnaval, quem escolher como destino a Bahia deverá se vacinar contra a meningite C ou meningocócica. Este cuidado deverá ser tomado principalmente por causa do surto do ano passado. O Estado espera 500 mil visitantes no feriado.
Principal causa de meningite bacteriana no Brasil, a doença meningocócica pode se manifestar como uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro (meninge) ou como uma infecção generalizada (meningococcemia), que pode levar rapidamente à morte.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2000 e 2008, o número de casos da doença caiu de 4.276 para 2.648, uma redução de 38%. No mesmo período, o número de mortes por essa enfermidade caiu 47%, de 777 para 412. Essa redução pode ser atribuída à menor circulação do meningococo do sorogrupo B, uma vez que, entre 2001 e 2009, os 20 surtos de doença meningocócica no país tiveram como responsável o meningococo C.

COMPATILHAR: