Meia do Atlético, campeão da Copa do Mundo de 2002, melhor jogador do mundo em 2004 e 2005, e um dos maiores jogadores da história do futebol. Todas essas formas e muitas outras são maneiras de se referir ao jogador Ronaldo de Assis Moreira, o Ronaldinho, que comemorou, nesta quinta-feira (21), 33 anos de vida.
Desde 4 de junho de 2012 no Atlético, o craque conquistou a massa atleticana com grandes jogadas, gols, passes, dribles e exibições. Já considerado um dos maiores jogadores da história do Galo, Ronaldinho elevou o patamar do Atlético, que passou a ter mais destaque na imprensa internacional e vive sua melhor fase nos últimos anos.
Com Ronaldinho em grande fase e com excelentes atuações, o Atlético está invicto e já classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores da América, além de fazer também grandes jogos no Campeonato Mineiro.
Tudo isso somado ao vice-campeonato brasileiro do ano passado, no qual o craque teve grandes atuações vestindo a camisa 49 em homenagem à mãe, e superando um momentodifícil em sua vida familiar e também profissional, já que o meia vinha de passagem conturbada no Flamengo, fazem de Ronaldinho o grande ídolo da torcida atleticana atualmente.

Carreira
Antes do Atlético, Ronaldinho brilhou com a camisa de outros clubes. Revelado pelo Grêmio, o jogador conquistou o Campeonato Gaúcho – foi o artilheiro da competição – e a Copa Sul, ambos em 1999. Considerado uma das grandes promessas do futebol brasileiro após brilhar nas conquistas do Mundial Sub-17, em 1997, e da Copa América, em 1999, ambos com a seleção brasileira; o craque se transferiu, em 2001, para o Paris Saint-Germain-FRA. Além disso, o meia foi o artilheiro e melhor jogador da Copa das Confederações de 1999, onde o Brasil foi vice-campeão do torneio.

Começo de caminhada na Europa e brilho na Copa da Ásia
Na equipe francesa, Ronaldinho conquistou a Copa Intertoto, da Uefa, logo em seu primeiro ano no time. Na temporada seguinte, o jogador conquistou a maior glória de sua carreira. Sendo protagonista ao lado de Rivaldo e Ronaldo, o então camisa 11 da seleção brasileira conquistou a Copa do Mundo de 2002, disputada no Japão e na Coreia do Sul. Na conquista, R10 imortalizou-se com o gol antológico contra a Inglaterra, nas quartas de finais, gol que até hoje rende discussões de que se foi ou não acidental ou planejado. Vital na conquista do mundo, o craque entrou para a seleção da Copa.

Eternizado no Barcelona
Depois de brilhar na Copa do Mundo, veio, em 2003, a transferência que mudaria o patamar da carreira de Ronaldinho para sempre. Pela bagatela de 21 milhões de euros, o Barcelona comprou o passe Ronaldinho junto ao PSG.
No Barça, ele fez de tudo. O meia conquistou a Liga dos Campeões da Europa, duas vezes o Campeonato Espanhol e duas vezes a Supercopa da Espanha. O craque ganhou inúmeros prêmios individuais de melhor jogador, entre eles, o Ballon d?Or, em 2005, e o prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo, em 2004 e 2005.

COMPATILHAR: