Novo astro do futebol mundial, o atacante Lamine Yamal assumiu a camisa 10 do Barcelona nesta quarta-feira (16). O anúncio foi feito pelo clube catalão nas redes sociais. O jovem, que completou 18 anos no último domingo (13), posou ao lado do presidente do Barça, Joan Laporta, com a nova camisa.
Lamine Yamal assumiu o número deixado por Ansu Fati, atacante que pintou como a grande revelação do Barcelona na década, mas que sofreu com lesões e está no Mônaco-FRA, aos 22 anos. Na época, em 2021, Fati herdou a 10 de Lionel Messi, que deixou o clube rumo ao Paris Saint-Germain-FRA.
Para além do novo número, Yamal está de contrato renovado com o Barça. O jovem assinou nas últimas semanas uma extensão do vínculo, que agora se encerrará em 2031.
Ascensão de uma joia
Após uma temporada frustrante, que culminou na saída do técnico Xavi e na chegada de Hansi Flick, o Barça se levantou sob comando de Pedri, Raphinha, Yamal e Lewandowski. Os catalães conquistaram o Espanhol, a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha, superando o rival Real Madrid em todos os quatro duelos do ano.
Nascido em Mataró, no entorno da capital da Catalunha, Yamal chegou em La Masia aos sete anos e estreou no time profissional aos 15, em 2023. Apesar da curta carreira, o novo camisa 10 do Barça já soma 25 gols e 34 assistências pela equipe principal e vaga cativa na seleção da Espanha.
Fonte: Pedro Leite/Itatiaia