O Centro Universitário de Formiga, mantido pela Fundação Educacional Comunitária Formiguense (Fuom), foi a primeira instituição de ensino superior de Minas Gerais a receber o recredenciamento do MEC (Ministério da Educação) entre as 34 instituições mineiras que migraram para a competência do ministério em 2010.
A portaria que recredenciou o Unifor por mais cinco anos foi publicada no dia 10 de maio no Diário Oficial da União. O recredenciamento é resultado de um somatório de esforços de todos os envolvidos: reitoria, corpo docente, corpo discente, conselho universitário e corpo técnico administrativo.
O Unifor é considerado referência na educação devido à qualidade e metodologia do ensino, infraestrutura de ponta, capacitação do corpo docente, laboratórios bem equipados e modernos, compromisso social e a busca constante pelo aprimoramento.
A trajetória Fuom/Unifor
A história do Centro Universitário de Formiga tem início em janeiro de 1963, com a criação da Fundação Universidade do Oeste de Minas. A Lei nº 2.819, de 22 de janeiro de 1963, autorizou a criação da Fundação Universidade do Oeste de Minas, sediada em Formiga, a qual veio a ser instituída pelo Decreto Estadual nº 8.659, de 03 de setembro de 1965, e por escritura pública de 4 de junho de 1965.
Posteriormente, a Lei nº 4.265, de 11 de outubro de 1966, deu outra estrutura à Fundação. Em face das novas disposições legais, tornou-se imperativa uma reforma no estatuto da Fundação, que foi considerada de Utilidade Pública, em Formiga, pela Lei Municipal nº 622, de 10 de novembro de 1966, recebendo área de terreno da Prefeitura e de doadores da comunidade. Mais tarde, foi considerada de Utilidade Pública Estadual, pela Lei Estadual nº 5.167, de 28/04/1969, publicada no Minas Gerais, Diário do Executivo, em 29/04/1969, pág. 05, col. 04 e 05.
A atual denominação, Fundação Educacional Comunitária Formiguense (Fuom) foi promulgada em 21 de setembro de 1989.
Uma grande conquista da Fuom foi quando as diversas faculdades passaram a constituir o Centro Universitário de Formiga (Unifor), no dia 5 de agosto de 2004, sendo credenciado por meio do Decreto Estadual de 04 de agosto de 2004. O recredenciamento da Instituição ocorreu pelo Decreto Estadual publicado em 15 de dezembro de 2006.
Em 2010, o Unifor, que até então pertencia ao Conselho Estadual de Educação, migrou para o MEC (Ministério da Educação). Nesse processo de transição, o Unifor recebeu, em 10 de agosto daquele ano, a Comissão de Avaliação do INEP/MEC, que atribuiu ao Centro Universitário de Formiga o conceito 4, em uma escala de 0 a 5.
Agora, em 2012, uma nova conquista: devido ao conceito 4, que colocou o Unifor entre as melhores instituições de ensino superior do país; ao trabalho desenvolvido no Centro Universitário; sua infraestrutura; qualidade do ensino e investimentos, foi a primeira instituição de ensino superior de Minas Gerais, entre as 34 fundações educacionais mineiras que migraram para o MEC, a receber o recredenciamento. Isso prova a credibilidade, visibilidade e confiabilidade que o Centro Universitário de Formiga tem no cenário educacional.

COMPATILHAR: