Os alunos e professores participantes do Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário de Formiga agora contam com um novo espaço, mais amplo e confortável, para as pesquisas acadêmicas.

O Núcleo de Pesquisas está localizado no segundo pavimento do Prédio 6, em cima da Clifor (Clínica Escola de Saúde). O espaço fica ao lado do Cepep (Centro de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Ensino a Distância) que também ganhou uma nova estrutura física.

Ao todo, o Unifor-MG tem mais de 20 professores orientadores e 55 alunos pesquisadores. São 40 bolsas (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), financiadas pela Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), 10 bolsas BIC Júnior, ou seja, Bolsas de Iniciação Científica destinadas a alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares, também financiadas pela Fapemig, e 5 bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

No novo espaço para pesquisas, os bolsistas e orientadores contam com estandes individuais, equipados com computadores, e uma área mais adequada para estudos.

 

Iniciação Científica no Unifor-MG

A pesquisa no Unifor-MG constitui atividade voltada para a busca de conhecimento científico, filosófico e político da realidade natural e social, como instrumento de produção acadêmica e tecnológica, contribuindo para a evolução do patrimônio da humanidade e se desenvolve nos cursos de graduação a que o professor pesquisador estiver vinculado. Assim concebida, a pesquisa objetiva retroalimentar as atividades de ensino, por intermédio dos discentes e docentes envolvidos no processo.

Considerando-se a relevância do tema, o Unifor-MG, independentemente das disposições legais, tal como a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), que não torna claramente obrigatória a pesquisa em centros universitários, destaca em sua proposta pedagógica a importância das atividades de investigação científica na formação de todo e qualquer profissional e, consequentemente, dado esse destaque, a instituição busca sempre apoiar o desenvolvimento de projetos de iniciação à pesquisa, nas respectivas áreas de atuação dos cursos.

A pesquisa está abrigada na Diretoria Geral de Ensino e a gestão administrativa é feita pelo Cepep.

As atividades de Iniciação Científica se desenvolvem por meio de projetos de pesquisa, que se abrigam nas áreas de concentração de pesquisa definidas pelo CNPq, podendo ser desenvolvidas isoladamente ou articulados em áreas de concentração. A pesquisa no Unifor-MG é desenvolvida por servidores docentes, nos departamentos ou órgãos suplementares de sua origem.

Os alunos de graduação são fortemente estimulados a tomar parte nas atividades de pesquisa por meio da disponibilização de bolsas de Iniciação Científica.

Fazem parte da estrutura da Política de Pesquisa e Extensão as seguintes modalidades: Programa de Iniciação Científica, Programa de Iniciação Científica Júnior, Pesquisa Docente, Núcleos de Apoio à Pesquisa, Comitê de Ética Envolvendo humanos, Comissão de Ética no Uso de animais, Revista Conexão ciência, Revista Eletrônica do Curso de Direito e incentivos.

COMPATILHAR: