Em agosto, o Centro Universitário de Formiga recebeu uma comissão de avaliadores do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de avaliar a instituição.
Durante três dias, os avaliadores conferiram toda a infraestrutura do Unifor-MG; os laboratórios; o corpo docente; os serviços de atendimento aos alunos; os serviços prestados à comunidade, por intermédio dos projetos de extensão; o atendimento e o acervo da biblioteca; os projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição; a estrutura financeira da Fundação Educacional Comunitária Formiguense (FUOM), mantenedora do Centro Universitário; o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com a previsão das ações que serão desenvolvidas no período de 2009 a 2013; o corpo administrativo; o investimento na formação dos profissionais que trabalham na instituição; a participação dos alunos; e o atendimento às reivindicações e sugestões da comunidade acadêmica para a melhoria do Centro Universitário, por intermédio das avaliações institucionais. Esse processo avaliativo é realizado de cinco em cinco anos.
Na avaliação do MEC, o Unifor-MG está entre as melhores do Brasil, com média 4, em uma escala que varia de 1 a 5.
O Unifor-MG participa do seleto grupo de Instituições de Ensino Superior (IES) que superaram a média estabelecida pelo MEC e também conquistaram nota 4 na avaliação: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), dentre outras.
As notas do Unifor-MG e de outras instituições estão disponíves no link: http://emec.mec.gov.br.
Destaques
Dentre as diversas áreas avaliadas pela comissão, o Unifor-MG foi destaque em relação a alguns itens de grande relevância, como cumprimento da Missão e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que têm como focos principais e incentivo à pesquisa, extensão e produção acadêmica sendo que diversos projetos de pesquisa, iniciação científica e extensão são desenvolvidos. Outro fator de destaque no Unifor-MG é a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural. Por meio de diferentes ações, o Centro Universitário promove a responsabilidade social e ambiental e fomenta a produção artística e cultural de Formiga e região. A organização administrativa interna do Centro Universitário também é modelo.
A infraestrutura física, especialmente a de ensino e pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, traz um diferencial para o Unifor-MG em relação às demais instituições de ensino. São mais de 40 laboratórios modernos e equipados, a Biblioteca Ângela Vaz Leão possui mais de 70 mil itens catalogados, nas mais diversas áreas do conhecimento. O campus possui sete prédios, onde ficam laboratórios, Salão Nobre, salas de aula, Clube Unifor-MG, salas de multimeios, biblioteca, dentre outros locais para aprendizagem teórica e prática.
Depoimentos
Segundo a diretora geral de Ensino do Unifor-MG, Inêidina Sobreira, o resultado alcançado pelo Centro Universitário comprova a qualidade do ensino oferecido. ?Há mais de 40 anos, a instituição trabalha com ética, seriedade e competência, recebendo alunos de Formiga e região, os quais contam sempre com um ensino de qualidade, que tem por objetivo prepará-los, efetivamente, para o competitivo mercado de trabalho. No Unifor-MG, os estudantes têm acesso à teoria e à prática na medida certa, de forma a promover uma educação eficiente e repleta de métodos diferenciados de aprendizagem?, ressalta.
O reitor do Centro Universitário, Marco Antonio de Sousa Leão, também comenta o destaque da instituição. ?A nota 4 alcançada pelo Unifor-MG comprova a dedicação e a competência de todos os que fazem parte do nosso cenário educacional, onde trabalhamos sempre de acordo com as diretrizes delimitadas pelos órgãos competentes, respeitando os princípios da ética e o compromisso com a excelência acadêmica. Para que esse destaque fosse alcançado, foi preciso muita dedicação e empenho, além de investimentos constantes em laboratórios; infraestrutura; projetos de pesquisa, iniciação científica e extensão, os quais envolvem responsabilidade sócio-ambiental e, principalmente, interação com a comunidade; capacitação de professores e funcionários; além de diversas ações voltadas para a melhoria do ensino e formação acadêmica. Tentamos, todos os dias, fazer do Centro Universitário uma instituição de destaque, respeito e sinônimo de crescimento e sucesso?, enfatiza.

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