A III Jornada do Conhecimento da Medicina Veterinária do Unifor-MG foi realizada, nos dias 31 de maio e 1° de junho, no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”, na Clínica de Medicina Veterinária (CLIMVET), nos laboratórios da Instituição e na Fazenda do Centro Universitário de Formiga. A programação contou com palestras e minicursos.

Na terça-feira, a egressa Mayra Menezes, veterinária da clínica Banana’s Pet, apresentou o tema “Geriatria na Clínica de Pequenos Animais”. Em seguida, o Prof. Me. Glauco Vinicio Chaves (Instituto Federal de Minas Gerais/Universidade Federal de Lavras) falou sobre “Atualidades nas Osteotomias da Tíbia na Ruptura do Ligamento Cruzado Cranial”. Bruno Penido, da Fortis Medicina Equina, abordou “Exame Clínico do Sistema Locomotor de Equinos”.

No período da tarde, ocorreram os minicursos: “Realização e Interpretação de Antibiograma no Contexto da Mastite Bovina”, com o coordenador da graduação Prof. Dr. Leonardo Borges Acurcio; Bruno Penido explicou o “Exame Clínico do Sistema Locomotor de Equinos”; “Inseminação Artificial a Fresco de Cães” ficou a cargo da Profa. Dra. Rebeca Marques Mascarenhas.

Já no segundo dia, foram promovidas as seguintes palestras: “Principais Desafios do Consultor da Qualidade do Leite no Contexto da Mastite Bovina”, com Felipe Zanforlin – da Evoluir Saúde do Leite; “Bem-estar Animal e Abate Humanitário – Efeitos na Qualidade da Carne”, com Luciana Rocha (Frigorífico Supremo); “Gastroenterologia Equina e Abordagem da Síndrome Cólica”, com Emílio Faria (Horse Vet).

Na parte da tarde, aconteceram os seguintes minicursos: “Alimentação Natural para Animais de Companhia”, com Damaris Beraldo (proprietária da empresa Vet Domiciliar, localizada em Arcos); “Exame Clínico Gastroenterológico e Abordagem da Síndrome Cólica em Equinos”, com Emílio Faria (dono do Hospital de Equinos Horse Vet); “Inseminação Artificial em Bovinos – do Exame Clínico à Inseminação”, com a Profa. Dra. Telma da Mata Martins.

O Prof. Dr. Leonardo Borges Acurcio comentou que o evento é sempre no primeiro semestre letivo. “Após dois anos de pandemia e pouca presencialidade, os alunos estavam ansiosos e carentes por interações presenciais que consolidaram a teoria e a prática abordadas no curso”.

De acordo com ele, as atividades foram ministradas por profissionais de destaque na área acadêmica e no mercado de trabalho, entre eles egressos. Ele explicou que a iniciativa complementou os conteúdos trabalhados em sala de aula e que as ações enfatizaram a inovação e a interdisciplinaridade.

Fonte: Unifor-MG

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