O Unifor-MG realizará nos dias 24, 26 e 27 deste mês o II Seminário de Ciências Agrárias e Ambientais de Formiga (Secaf).
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até sexta-feira (23), no Núcleo de Extensão Rural, localizado no Prédio 1, 3º andar, sala 178, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível para cada minicurso e um quilo de alimento para as duas palestras.
De acordo com o coordenador dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Ambiental e Sanitária, Leyser Rodrigues Oliveira, o Secaf pretende ser um evento voltado a um aprendizado complementar ao das salas de aula, fundamental para a formação de profissionais conscientes da importância de seus trabalhos para a sociedade.
“A emergência de novas tecnologias abre ao engenheiro novas e promissoras possibilidades de conhecimento em seu processo profissional, nas diferentes situações que se possam vislumbrar. Cada vez mais, entende-se a importância desse profissional dado o seu papel na elaboração e gestão de projetos, trabalhando para descobrir novos e rentáveis canais para o desenvolvimento da economia e meio ambiente, provendo amplo acesso a informações e recursos”, salientou Leyser Rodrigues.
Programação:
Dia 24 (sábado)
Local: Fazenda Laboratório do Unifor-MG (Sala 01)
Horário: 8h30 – 11h
Minicurso 1 – “GPS de precisão: usos e aplicações na agricultura e meio ambiente”
Palestrante: João Ferreira de Oliveira Júnior – Engenheiro (Soluções Agronegócios Topografia e Consultoria Ambiental Ltda.)
Dia 24 (sábado)
Local: Fazenda Laboratório do UNIFOR-MG (Sala 02)
Horário: 8h30 – 11h
Minicurso 2 – “CAR: elaboração e dúvidas”
Palestrante: Bruno Duarte – Engenheiro (ESA Ambiental Ltda.)
Dia 26 (segunda-feira)
Local: Fazenda Laboratório do Unifor-MG (Sala 01)
Horário: 8h30– 11h
Minicurso 3 – “Uso de veículo aéreo não tripulado nos estudos de monitoramento da erosão hídrica”
Palestrantes: Prof. Dr. Marx Leandro Naves Silva e Leandro Boari Naves Silva (UFLA)
Dia 26 (segunda-feira)
Local: Salão Nobre “Eunézimo Lima”
Horário: 19h– 20h30
Palestra: “Agricultura familiar: uma análise agronômica e ambiental”
Palestrante: Fabrizio Furtado de Sousa (UEMG)
Dia 27 (terça-feira)
Local: Salão Nobre “Eunézimo Lima”
Horário: 19h – 20h30
Palestrante: “O papel do engenheiro e os desafios do planejamento urbano e ambiental no Brasil”
Palestrante: Mauro César Cardoso Cruz (UFV)
Redação do Jornal Nova Imprensa Assessoria Unifor -MG