O Centro Universitário de Formiga é parceiro do Fórum Regional do Programa Regional em Defesa da Vida Animal (Prodevida). O evento ocorrerá na sexta-feira (24), das 8h às 16h30, no Salão Nobre “Eunézimo Lima”, no prédio 1 do campus.

O objetivo do encontro é debater e verificar o andamento das políticas públicas de controle ético populacional de cães e gatos.

 

Haverá ainda palestras relevantes e atualizadas sobre o tema. As atividades têm como fundamento o plano e o diagnóstico elaborados em uma capacitação com pessoas de diversas cidades. A iniciativa é do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC/ITEC), com o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Animal do Ministério Público de Minas Gerais (CEDA-MPMG).

A expectativa é de que aproximadamente cinquenta cidades tenham representantes no encontro e mostrem as atividades na área. As melhores iniciativas receberão prêmios. Os trabalhos realizados em Formiga serão apresentados pela médica veterinária Lohana Muniz (coordenadora geral administrativo do Centro de Defesa à Vida Animal do Município de Formiga – Codevida) e pela chefe do controle de zoonoses Aline de Paula Fonseca Lisboa.

De acordo com as profissionais, as principais ações no município são: parceria com a ONG Associação Protetora dos Animais de Formiga (Apaf) e o Unifor-MG para castrações (desde o ano passado, foram mais de seiscentas castrações e microchipagens); recolhimento seletivo de animais para tratamento, castração e posterior devolução ao local de resgate; fiscalização de denúncias de maus-tratos – parceria com a Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros.

As entrevistadas informaram também que está em desenvolvimento o censo da população animal domiciliada; divulgação para adoção responsável dos animais abrigados no Codevida; projetos educativos – palestras sobre o bem-estar animal, distribuição de panfletos, implantação de placas sobre a criminalidade do abandono e dos maus-tratos.

Programação do Fórum.

Fonte: Unifor-MG

Comentários
COMPATILHAR: