A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios no Trabalho (CIPA) realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio no Trabalho (SIPAT) para os colaboradores da FUOM do dia 8 ao dia 12 de abril no Salão Nobre “Eunézimo Lima”. Em cada dia do evento foi abordada uma atividade educativa relacionada com os objetivos da CIPA de informar, educar e conscientizar os funcionários da instituição.

Na abertura, o Presidente da CIPA, Professor Doutor José Carlos Leal, ressaltou a importância da reunião para divulgar informações sobre prevenção de acidentes dentro da instituição e explanar as atividades feitas pela comissão ao longo dos anos. A atividade também contou com a participação do Reitor Professor Doutor Marco Antônio de Sousa Leão, que fez um discurso ressaltando a relevância de um evento como a SIPAT para a instituição, e também estava presente o representante da Conin Engenharia, José de Oliveira Alves.

O segundo dia contou com uma abertura feita pelo Presidente da FUOM, Professor Mestre André Hostalácio Freitas, que falou sobre as ações que o Centro Universitário busca implementar para melhorar cada vez mais a qualidade do cotidiano dos funcionários. Em seguida, a Professora Doutora Marcela Sobreira, que é psicóloga e leciona no curso de Psicologia, deu uma palestra sobre saúde mental, onde ela explicou o que é saúde mental, quais são os sintomas de ansiedade e apresentou formas alternativas de lidar com a ansiedade no dia a dia.

No terceiro dia, o Professor José Carlos Leal ministrou uma palestra sobre comunicação no trabalho e abordou outros temas como assédio e comportamento no ambiente profissional. A Diretora Geral de Ensino, Professora Mestra Ineidina Sobreira, tomou a frente também para destacar que o curso de Direito recebeu pelo terceiro ano consecutivo o selo “OAB Recomenda”. Dando sequência às atividades, os funcionários foram para o Prédio 4 da instituição para fazer o plantio de 101 mudas.

No quarto dia, a Professora Mestra Aline Matos Leonel Assis, que leciona no curso de Arquitetura e Urbanismo, fez uma apresentação explicando sobre o que é o Curso de Brigadista, qual a importância do campus ter funcionários capacitados para uma situação de emergência e o que fazer nesses casos. Ela contou que haverá uma simulação de incêndio no campus no segundo semestre e destacou que alguns dos funcionários que participaram do Curso de Brigadista, realizado em fevereiro de 2024, irão participar ativamente da simulação de incêndio.

O último dia contou com um café da manhã para toda a equipe. O encontro teve início com o coordenador do Departamento de Comunicação, Gustavo Henrique Gondim, que tomou a frente para apresentar aos funcionários presentes o Instagram interno da instituição, que foi criado com o objetivo de ampliar a interação entre os funcionários.

Dando continuidade, o Presidente da FUOM, Professor Mestre André Hostalácio Freitas fez um discurso de encerramento da SIPAT e passou a palavra para a coordenadora do curso de Enfermagem, Professora Mestra Polliana Lúcio Lacerda Pinheiro, que ministrou uma palestra sobre as diferenças entre dengue, zika, chikungunya e covid-19, que foi realizada em parceria com a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Formiga e os discentes do curso de Enfermagem. Para concluir, ela convidou a equipe de endemias da Vigilância Ambiental para tirar dúvidas sobre as medidas de prevenção contra a dengue. Para finalizar as ações da SIPAT, os funcionários fizeram um mutirão pelo campus para combater focos de mosquitos da dengue.

Fonte: Unifor-MG

Foto: Divulgação/Unifor-MG

Foto: Divulgação/Unifor-MG

Foto: Divulgação/Unifor-MG

 

COMPARTILHAR: