Na noite de segunda-feira (10), o Centro Universitário de Formiga realizou o lançamento oficial do novo curso de graduação que irá oferecer a partir de 2012: o curso superior tecnológico em estética e cosmética. O evento de lançamento ocorreu no Salão Nobre do Unifor ?Eunézimo Lima?, com presenças importantes da área de estética e saúde de Formiga e região.
O reitor do Unifor e Presidente da Fuom (Fundação Educacional Comunitária Formiguense), Marco Antonio de Sousa Leão, proferiu as primeiras palavras, apresentando o Centro Universitário aos participantes e narrando marcos importantes na trajetória da Instituição. Sua fala foi encerrada com a apresentação de um vídeo institucional, exibindo imagens da infraestrutura, laboratórios e atividades práticas realizadas no Unifor.
A diretora geral de ensino, Inêidina Sobreira, levou ao conhecimento dos presentes informações específicas do Curso Superior Tecnológico em Estética e Cosmética, como: objetivo, matriz curricular, professores que irão lecionar na graduação, atuação profissional do egresso, dentre outras.
Uma série de depoimentos de empresários e profissionais do ramo de estética e cosmética foi apresentada em forma de vídeo, abordando a importância da criação do novo curso no Unifor para a formação e qualificação profissional em Formiga e região.
Como forma de enriquecer as informações apresentadas, o Centro Universitário convidou dois profissionais para narrarem suas experiências na área de estética e cosmética, destacando as vantagens da capacitação em nível superior. A esteticista Maria Auxiliadora de Carvalho Barbosa, graduou-se no Curso Superior Tecnológico em Estética e Cosmética em outra instituição, em Belo Horizonte. Ela comentou sobre o seu crescimento profissional a partir da formação superior, sobre o mercado de trabalho para a área, e a importância do lançamento do curso superior em estética e cosmética, para toda a região do centro-oeste mineiro.
Para encerrar as apresentações da noite, o presidente da rede de farmácias Entrefarma, João José Guimarães, comentou sobre o crescimento da indústria de cosméticos, sobre o mercado de trabalho e sobre o pioneirismo do Centro Universitário de Formiga na criação do curso.
Um coquetel para os participantes finalizou o evento.
O curso
O curso visa capacitar o aluno para o uso correto das técnicas, produtos e equipamentos cosméticos e dermatológicos no tratamento estético, desenvolvendo, ainda, habilidades para a gestão de serviços relacionados à área, baseando sua atuação na sociedade e em princípios éticos e de cidadania. A graduação tem como função atender às exigências da sociedade contemporânea na qualificação, de profissionais nas diferentes áreas de atenção ao ser humano.
O profissional egresso do curso superior tecnológico em estética e Cosmética estará apto a aplicar tratamentos estéticos corporais e faciais, favorecer o bem-estar dos indivíduos, ser capaz de atualizar-se, permanentemente, com as tendências de beleza e saúde e com as novas tecnologias de cosméticos, equipamentos e produtos de uso em estética, além de obter noções de marketing e princípios de administração, visando ao sucesso de seu empreendimento. Os campos de atuação do profissional abrangem centros de estética, clínicas de cirurgia plástica, de dermatologia, de fisioterapia, academias, hotéis, spas, salões de beleza e empresas de consultorias.
O curso tecnológico é um curso superior e, por esse motivo, habilita o profissional a ingressar em cursos de especialização, mestrado e doutorado. As aulas serão realizadas no período noturno, durante sete semestres (3 anos e meio), a partir de 01 de fevereiro de 2012.
Vestibular 2012
Dentre as 21 opções de cursos oferecidos pela Instituição, está o curso superior tecnológico em estética e cosmética. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 19 de novembro pelo site do Centro Universitário (www.uniformg.edu.br); na CAE (Central de Atendimento ao Estudante), Prédio 1 do Unifor; no trailler do Unifor, localizado na Praça Getúlio Vargas em Formiga; ou com o Elemento de Ligação de sua cidade, por uma taxa de trinta e cinco reais, que pode ser efetuada na Tesouraria da Instituição, casas lotéricas ou agências bancárias.
As provas serão realizadas no dia 20 de novembro, das 9 às 13 horas, no Centro Universitário de Formiga. A obra indicada para leitura é ?Contos de Aprendiz?, de Carlos Drummond de Andrade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 283 0494.

Comentários