Nessa quarta-feira (5), a Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto Cordeiro Martins (UPA Divinópolis) recebeu representantes do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG) para a realização de uma auditoria. A ação fez parte de uma operação simultânea em diversas unidades de saúde públicas mineiras, com o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços prestados à população e promover a transparência na gestão dos recursos públicos.
De acordo com as auditoras, a iniciativa busca verificar o funcionamento e as condições das UPAs em todo o estado. “Havendo alguma irregularidade, o Tribunal vai comunicar e acompanhar a prefeitura e a gestão para os devidos ajustes, garantindo que tudo esteja em conformidade. É também uma oportunidade de atualização de dados”, explicaram as representantes do TCE/MG.
A Diretoria da UPA Divinópolis avaliou a auditoria de forma positiva, destacando o papel do processo de fiscalização como instrumento de aprimoramento dos fluxos internos e da qualidade do atendimento. “Assumimos a gestão da unidade em 16 de julho do ano passado, e esta é a segunda vez que recebemos a visita das representantes do TCE/MG. Trabalhamos incansavelmente para oferecer um atendimento diferenciado à população, já avançamos muito e acreditamos que, com as orientações do Tribunal, poderemos aprimorar ainda mais nossos serviços”, ressaltou Cleverson Humberto, Gerente Assistencial da UPA.
Durante a fiscalização, foram elogiados aspectos como o protocolo de atendimento, a limpeza, a organização documental, o fluxo de pacientes, o processo de pré-triagem e o uso da tecnologia de reconhecimento facial para o início dos plantões médicos — práticas trabalhadas diariamente na Unidade e que refletem o padrão de excelência do CIS-URG Oeste.
A ação reforça o compromisso conjunto entre órgãos fiscalizadores, gestores e profissionais de saúde em garantir um atendimento de qualidade, eficiência administrativa e respeito ao cidadão.

Foto: SAMU
Fonte: SAMU










