O analgésico parece indispensável para muita gente. Algumas pessoas tomam comprimidos sem receita médica e sente alguns incômodos.
O problema é o excesso. Quem toma analgésico por mais de 15 dias no mês pode ter efeitos colaterais. ?Pode gerar desde efeitos transitórios e simples, como um quadro de azia ou de mal-estar abdominal, até quadros graves, como insuficiência renal, levando o indivíduo a fazer hemodiálises?, explica o neurologista João José Carvalho.

O remédio pode até ter sido um dia prescrito pelo médico, mas isso não significa que a mesma fórmula deve ser repetida a cada nova dor. Muita gente, além de tomar analgésico por conta própria, não obedece a quantidade recomendada nem o intervalo entre as doses.

Os mais vendidos são aqueles a base de paracetamol, dipirona e ácido acetilsalicílico. O neurologista diz que, no caso de dor de cabeça, abusar de analgésicos pode agravar o problema.

O indivíduo pode evoluir de dores de cabeça que lhe acomete de duas a três vezes por mês para o que nós chamamos de dor de cabeça crônica diária, que são aqueles indivíduos que têm dores todos os dias, e habitualmente tomam quatro, cinco ou seis comprimidos de analgésico diariamente?, avisa João José Carvalho.

O remédio pode ser mais eficiente se for tomados logo nos primeiros 15 minutos de dor. Na Universidade Federal do Ceará, esse grupo de professores e alunos orienta sobre o uso correto dos medicamentos e alerta: tomar muito analgésico pode mascarar doenças mais sérias.
É preciso buscar a causa do problema para resolver. O analgésico é um paliativo, vai resolver momentaneamente, mas não vai tratar a causa do problema, diz Miram Patente, professora da instituição.

Só no ano passado, o brasileiro gastou mais R$ 1,5 bilhão na compra de analgésicos. É bom lembrar: antes de tomar qualquer tipo de remédio, você deve procurar um médico ou tirar suas dúvidas.

COMPATILHAR: