A chegada da Copa do Mundo traz uma nova preocupação para os especialistas de saúde: a importação de vírus e bactérias ao Brasil. Algumas dessas doenças, como o sarampo, já estão em situação de controle. Mas, para que novos surtos não ocorram, é necessário que brasileiros e turistas que vão desembarcar no país estejam com o cartão de vacinação em dia. E a hora é agora, uma vez que as vacinas levam, em média, 15 dias para começar a proteger.
Para quem mora no Brasil, as principais preocupações são os vírus do sarampo, da poliomielite, da meningite e o chikungunya (transmitido por mosquitos Aedes aegypti, o mesmo da dengue, e Aedes albopictus).
?A Europa tem um cenário de descontrole do sarampo, enquanto nós temos uma situação muito bem controlada. Turistas de países como França, Espanha e Portugal podem ser portadores do vírus para nós?, alerta o médico Renato Kfouri, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações ( Sbim).
Com relação à meningite, a preocupação está relacionada a tipos diferentes do que costumamos ter aqui. ?No Brasil, circula principalmente o meningococo C. Estamos suscetíveis a todos os outros tipos de meningococos?, comenta o médico. Já a poliomielite é considerada erradicada no Brasil, mas ainda provoca diversos surtos na África e na Ásia.
O chikungunya, assim como a dengue, pode causar uma febre hemorrágica. Ele está muito incidente na região do Caribe e na Ásia atualmente.
Prevenção
Sarampo, poliomielite e meningite são prevenidas com vacinas. ?Foi-se o tempo em que vacina era coisa para criança. Embora o Brasil seja referência no controle de muitas doenças e nosso programa de imunizações de crianças já esteja muito próximo do que a Sbim recomenda, é preciso reforçar a importância da imunização em todas as fases da vida, sobretudo entre a população adulta?, ressalta Kfouri.
Quem não se lembra se tomou as vacinas recomendadas deve recomeçar tudo. ?Não há problema se a pessoa tomar de novo uma vacina. Não existe algo como uma ?sobredose? de vacinas?, garante o presidente da Sbim. Ele afirma também que as vacinas não têm contraindicação, exceto quando a pessoa está com uma infecção que gerou febre.
Gripe e pneumonia
O vírus da gripe também está na lista de alerta dos especialistas, uma vez que as cepas que circulam no hemisfério Norte são diferentes das no hemisfério Sul. Além disso, a Copa será realizada no inverno, época em que a incidência da doença é maior.
Uma gripe malcurada pode evoluir para outras doenças. A mais grave é a pneumonia. Daí a importância da vacinação contra a gripe.
Desde maio do ano passado, a Sbim recomenda também a vacina contra a pneumonia para pessoas com mais de 50 anos e para quem sofre de alguma doença crônica ? a recomendação para crianças já existia. Essa vacina ainda não está disponível na rede pública de saúde, mas há na rede particular a um custo médio de R$ 250 a dose.
Informações
A SBIm disponibiliza gratuitamente em seu site (www.sbim.org.br) guias de vacinação, além de guias para viajantes brasileiros que vão para fora e para estrangeiros que vêm para cá.

COMPATILHAR: