A vacinação contra a febre aftosa, que acontece anualmente, teve início na última sexta-feira (1º), em quase todo o território brasileiro. A campanha vai até o dia 31 de maio. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) já enviou as cartas-aviso de vacinação aos 330 mil criadores de gado bovino e bubalino no Estado. No total, deverão ser vacinados 22,5 milhões de animais de todas as idades.
Na área de abrangência do IMA em Formiga, que engloba também as cidades de Itapecerica, Camacho e Córrego Fundo, devem ser vacinados cerca de 162 mil bovinos, de aproximadamente 1.940 criadores (ver tabela).
Conforme orientações da auxiliar operacional do IMA, Rosana Correia da Silva, deve ser vacinado todo o rebanho, além disso, devido à expansão da gripe suína, os criadores devem declarar a quantidade de suínos em cada propriedade, pois, caso haja uma epidemia da doença no Estado, fica mais fácil de controlá-la.
A vacinação é feita pelo próprio criador, que deve apresentar a carta-aviso ao IMA para que seja dado o visto, bem como a nota fiscal das vacinas, que são as provas de que o rebanho foi imunizado. A comunicação com o órgão deve ser feita até dez dias após o término do prazo. Rosana Silva informa também que o IMA faz a vacinação assistida, no caso de propriedades de risco, que são aproximadamente 40 na área de abrangência de Formiga.
Quem não vacinar o gado está sujeito a uma multa de R$50,87 por animal. A não comprovação de vacinação gera multa de R$ 10,17 por animal.
Rebanho na área do IMA de Formiga
Cidade Nº bovinos Nº criadores
Formiga 120.000 1.000
Camacho 8.000 200
Itapecerica 36.000 650
Córrego Fundo 6.000 90
Vacinação contra a febre aftosa vai até 31 de maio
Criadores também deverão declarar número de suínos, medida de prevenção contra a gripe suína que assola o mundo.