O Ministério da Saúde disponibiliza, desde agosto de 2018, um número de WhatsApp para envio de mensagens da população com objetivo combater as Fake News sobre saúde. O número é (61) 99289-4640. Todas as notícias falsas desmentidas pela pasta estão disponíveis no endereço www.saude.gov.br/fakenews.

No canal, qualquer cidadão pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando.

Até sexta-feira passada (11), mais de 1,1 mil mensagens sobre fake news foram apuradas, sendo que os principais temas foram vacinas, alimentação (dietas milagrosas, cura de doenças pela alimentação e restrição de grupos alimentares) e medicamentos (principalmente os medicamentos milagrosos, que curam até câncer).

“O Ministério da Saúde informa que a vacinação é de extrema importância para evitar doenças e as sequelas (surdez, cegueira, paralisia, problemas neurológicos, dentre outros) e consequentemente a morte, proporcionando qualidade de vida para toda a população, além de evitar que doenças se propaguem.”

 

COMPATILHAR: