O Conselho Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Codecon) aprovou em setembro a doação de dez lotes no Recanto da Praia à empresa formiguense Fábrica de Doces e Laticínios Prainha Ltda., que irá construir uma nova unidade de produção. O projeto para a doação foi enviado à Câmara Municipal pelo prefeito Aluísio Veloso/PT em novembro e aprovado na segunda-feira (29) pelos vereadores.
Na votação, o projeto teve seis votos a favor, considerando-se a ausência no plenário, durante a votação, dos três vereadores do PMDB, Mauro César, Moacir Ribeiro e Rosimeire Mendonça; o presidente Edmar Ferreira/PT só vota em caso de empate.
A previsão de investimento para a expansão da empresa é de aproximadamente R$ 1,2 milhão, sem contar o maquinário. A expectativa é de gerar 50 empregos diretos até o final do primeiro ano de atividade.
Para que o Codecon aprovasse a doação, foi designada uma comissão para visitar o local e elaborar um parecer sobre os terrenos e a doação. A comissão foi composta por Gustavo Bahia Leite, Moacir Lopes Araújo e o vereador Eugênio Vilela/PV, que deram parecer favorável ao projeto.
A Fábrica de Doces Prainha deverá ser dividida em duas unidades de produção, sendo a já existente e a que será criada com a aprovação do projeto de doação dos imóveis. As instalações atuais serão ampliadas e destinadas à fabricação de iogurte, bebida láctea e manteiga. O consumo de leite nesta produção é de 10 mil litros/dia, adquiridos de 115 fornecedores do município de Formiga.
Uma máquina no valor de R$ 400 mil já foi adquirida e será colocada em produção por três horas diárias inicialmente, consumindo 4 mil litros/dia de leite. A doação do terreno é importante para que a produção aumente para 8 horas/dia, e que a empresa adquira o registro no CIP ? o que elevará o consumo de leite para 9 mil litros/dia.
A fábrica de doces será transferida para a unidade que será construída no Recanto da Praia. Inicialmente, serão consumidos 5 mil litros de leite/mês e, após um ano de funcionamento, a produção deverá atingir um consumo de 15 mil litros mês. Com a expansão da fábrica, o consumo de leite das duas unidades deverá atingir 24 mil litros/mês, significando um aumento de 167% sobre os 10 mil litros/mês atuais.
Segundo o vereador Eugênio Vilela, membro da comissão que aprovou a doação dos terrenos, é muito justa a aprovação e vai aumentar em muito a capacidade produtiva bem como a compra de leite de pessoas de Formiga e região. O edil destacou que é uma empresa genuinamente formiguense.

Doação para a instalação da Gabisa Pneus
A doação de imóvel à empresa Gabisa Diesel também foi aprovada pelos vereadores na reunião de segunda-feira. Trata-se de um terreno no Distrito Industrial, com frente para a avenida João Paulo II, na área total de 1.200 metros quadrados. O prazo é de um ano para a empresa ser edificada.

Newleite Laticínios

Os vereadores aprovaram no dia 4 de novembro de 2009 a doação de terreno para a instalação da empresa Newleite Laticínios. O prazo para o início das obras era de seis meses, segundo o projeto, porém, mais de um ano após aprovação, nesta segunda-feira (29), os vereadores votaram a favor da prorrogação desse prazo para 18 meses, ou seja, a empresa tem um ano a mais para se instalar na cidade.
O terreno doado para a Newleite Laticínios fica na avenida Geraldo Almeida, no bairro Vargem Grande, e conta com uma área de 6.871 metros quadrados. Esse projeto já havia sido enviado à Câmara em 2008 e não foi aprovado por ser ano eleitoral, tendo gerado muita polêmica na época. A Newleite pertence ao empresário Newton Paiva e trata-se de uma fábrica de laticínios que deve gerar cerca de 100 empregos diretos.

COMPATILHAR: