Dois projetos foram aprovados pelos vereadores durante a reunião de segunda-feira (1º) na Câmara Municipal. O projeto de lei 396/2011 que autoriza a concessão de subvenção social, no valor de R$40 mil à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Formiga (Apae) e o projeto de lei 390/2011 destinando R$3.957,80 à Associação de Auxílio ao Deficiente Físico (Asadef).
Os vereadores foram favoráveis aos projetos e destacaram a importância dos repasses às entidades. José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha/PMN) ressaltou que as verbas são merecidas, principalmente pelas dificuldades enfrentadas por parte dos cadeirantes. Ele sugeriu uma reunião com a mesa diretora para que facilite o acesso das pessoas com necessidades especiais ao prédio onde funciona a Câmara Municipal. O atual presidente da Casa, José Gilmar Furtado (Mazinho/DEM), disse que a mesa diretora já está ?consciente? sobre o assunto e que já recebeu do Ministério Público uma cópia do projeto. ?A Casa ficou sensível e vamos fazer uma reunião com a assessora jurídica para ver o que pode ser feito o mais rápido possível?.
Cid Corrêa/PR disse que a Asadef enfrenta dificuldades e cobrou mais apoio da atual administração junto à entidade. ?Esse valor é pouco e ficamos de mão amarradas. Muitas das vezes faltam mais profissionais e veículos à associação. Falta mais empenho. A Apae também enfrenta dificuldades. A Apae visa a integração e a inclusão da sociedade através de um projeto ocupacional e terapêutico?.
Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB) destacou que estavam votando um ?pacotinho? e espera votar um ?pacotão? para a Asadef. Sobre a Apae, o vereador falou que é uma rede com maior inclusão social no país. ?A Apae hoje é uma entidade séria, profissionalizada, democrática, onde há eleição e ajuda as pessoas com deficiências?.
Em relação ao repasse à Apae, Gonçalo Faria/PSB contou que pediram rapidez no projeto. ?Estamos votando esse projeto com 25 dias. É uma necessidade da Apae e nós temos que lutar incessantemente para que as Apaes continuem como escolas, pois o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação tenta de uma maneira torpe e pesada deixar as Apaes somente com a parte de fisioterapia e terapia ocupacional, tirando de lá os alunos que têm uma necessidade de aprendizagem dentro da Apae. A Apae dá certo porque ela se profissionalizou?, disse o vereador.

COMPATILHAR: