A secretária de Saúde, Luiza Flora, e o secretário adjunto, José Tourinho Lima, se reuniram com alguns vereadores na tarde desta quinta-feira (31) para discutirem sobre a saúde no município. A ideia era de que todos os vereadores participassem do encontro, já que a iniciativa partiu do Legislativo. Entretanto, compareceram somente Moacir Ribeiro/PMDB, Gonçalo Faria/PSB e José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha/PSB), mais tarde Edmar Ferreira/PT se juntou aos demais.
O objetivo do encontro foi discutir uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Câmara Municipal. Os vereadores mostraram interesse em amenizar os problemas enfrentados pela população, principalmente em relação às cirurgias eletivas, já que a demanda é muito grande em Formiga. Os edis perguntaram à secretária o que poderia ser feito para diminuir o problema e sugeriram fazer uma parceria com a Santa Casa e com o Hospital Santa Marta.
Luíza Flora disse que, infelizmente, faltam recursos na secretaria. ?É importante sim discutirmos essa parceria municipal, mas eu preciso de legalidade, orçamento e financeiro?. Outra sugestão foi fazer um consórcio na Saúde, porém, outras cidades da região teriam que participar. Os vereadores ressaltaram que a prioridade é a saúde da população formiguense.
Moacir Ribeiro destacou ainda os problemas com certos exames, como endoscopia e colonoscopia, já que muitos não são feitos em Formiga. O presidente da Câmara disse à Luiza Flora que estavam ali para auxiliar a secretaria no que fosse preciso para amenizar o problema das cirurgias na cidade.
O vereador Gonçalo Faria sugeriu que a secretária faça uma lista dos valores cobrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização das cirurgias e encaminhe ao Legislativo. ?Quem sabe não negociamos com os hospitais da cidade. Pagar três cirurgias e ganhar uma pelo SUS. Tanto a secretaria quanto a Santa Casa tem uma lista com os preços dos procedimentos. A nível de negociação, facilitaria para nós para correr atrás de recursos. Caso isso não seja possível, negociaríamos com a cidade mais próxima?.
Gonçalo Faria convidou os vereadores presentes e a secretária para que fossem até a cidade de Araxá para conhecerem o procedimento do setor de saúde naquela cidade.
Cabo Cunha disse que percebeu o interesse da secretária em resolver o problema das cirurgias em Formiga e o que foi discutido no encontro será repassado para os demais vereadores na reunião de segunda-feira (4).
Os vereadores disseram ainda que vão se reunir com o provedor da Santa Casa, Geraldo Magela Couto, para discutir o que o hospital pode fazer na parceria. Outra questão é se reunirem com os médicos cirurgiões para estudar a disponibilidade deles.
Outra reunião foi agendada entre os vereadores e o secretário adjunto, José Tourinho Lima, na próxima terça-feira (5), para continuarem a discussão sobre o assunto.

COMPATILHAR: