O presidente da Câmara Municipal, Josino Bernardes/PSC e o vereador Juarez Carvalho/PP participaram do Seminário de Municipalização dos Objetivos do Milênio. O encontro ocorreu em Alfenas, na quinta-feira (7).
Organizado pela Secretaria Geral da Presidência da República, em parceria com a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), o evento contou com a presença do secretário nacional de Políticas Sociais, Wagner Caetano.
O secretário falou sobre a agenda de compromissos proposta pelo governo federal. Essa ferramenta, segundo Wagner Caetano, serve para nortear a atuação dos gestores municipais, auxiliando-os a registrarem suas metas e estipulando prazos para serem cumpridos pelos municípios, facilitando o alcance dos objetivos do milênio.
O encontro foi coordenado pelo presidente da Alago, Arnaldo Figueiredo e o prefeito de Alfenas, Maurílio Peloso. Também estiveram presentes prefeitos, secretários municipais e estaduais, vereadores, sindicalistas, professores e estudantes.
As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São elas:
– Acabar com a fome e a miséria
– Oferecer educação básica de qualidade para todos
– Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
– Reduzir a mortalidade infantil
– Melhorar a saúde das gestantes
– Combater a aids, a malária e outras doenças
– Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
– Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
O vereador Juarez Carvalho ressaltou que é extrema importância municipalizar os ODM trazendo o debate para os municípios, e com isso, todos sejam beneficiados. ?A criação do grupo de trabalho proposto pelo Wagner Caetano é um passo muito importante para implantar o ODM na cidade. Vimos projetos e ações que são exemplos de administração pública?, destacou.
Para o presidente, Josino Bernardes levar os ODM aos municípios significa promover a criação dos núcleos municipais com a participação social, se possível, dos três setores da sociedade. ?No encontro, destacou-se a importância da participação de gestores públicos, dos conselheiros municipais e das lideranças da sociedade que tem afinidade com os ODM. Esperamos trazer o debate para o município?,disse.

COMPATILHAR: