Na terça-feira (3), estiveram na cidade de Passos os vereadores Manuel Messias Silva (Pastor Manoel), Luciano Luís Duque (Luciano do Trailer), Evandro Donizeth (Piruca), Josino Bernardes, Mauro César, Juarez Carvalho e o assessor parlamentar do vereador Arnaldo Gontijo, Matheus Faria.
Os vereadores se reuniram com o diretor do Departamento de Trânsito de Passos, Jeremias Cristo Alves e com o diretor do Departamento de Transporte Público, Gerson Ferreira da Silva. Durante o encontro, vários questionamentos foram feitos a respeito da municipalização do trânsito no município, que está em funcionamento há cerca de dois meses.
Já em Formiga, um projeto de lei está tramitando na Câmara, referente à criação do Departamento Municipal de Trânsito e da Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI).
A mensagem do projeto destaca que com entrada em vigor da Lei 9503/97 ? CTB ? os municípios tiveram sua esfera de competência ampliada no tratamento das questões de trânsito. Sendo assim, uma vez preenchidos os requisitos para integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito, ele assume a responsabilidade pelo planejamento, o projeto, a operação e a fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais, passando a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito, dentre outras.
Os diretores destacaram que Passos está se adaptando muito bem às mudanças e ainda ressaltaram que as cidades só têm a ganhar com esta municipalização.
Os vereadores ressaltaram que o objetivo da Câmara de Formiga é fazer ajustes ao projeto, caso necessários, tomando como exemplo outras cidades que já adotam o sistema.

COMPARTILHAR: