Com apoio da administração municipal, no próximo domingo (8), acontecerá, na praça São Vicente Férrer, o VI Encontro de Folias de Reis, organizado pela Irmandade do Reinado do Rosário, do bairro Nossa Senhora de Lourdes.

O evento terá início às 12h e vai até as 18h, com a participação de diversas companhias formiguenses e de outras cidades da região, entre elas, o grupo das “Pastorinhas”, que está sendo resgatado neste ano, e o grupo “Anjinhos de Belém”, composto por crianças, ambos, formiguenses.

As doações recebidas pelos grupos serão destinadas à realização da tradicional festa do Congado no bairro Nossa Senhora de Lourdes, e, também, para a reforma da sede da Irmandade.

As Folias visitarão residências formiguenses e se encontrarão na Praça São Vicente Férrer. A fim de proporcionar maior conforto aos participantes, a administração municipal vai instalar tendas na praça, em frente ao presépio, local onde os grupos farão suas reverências.

Para isso, serão utilizados recursos do Fumpac (Fundo Municipal de Patrimônio Cultural), uma vez que a Festa do Congado do Nossa Senhora de Lourdes é um bem imaterial protegido pelo Patrimônio Histórico e Cultural do município.

Folia de Reis

A origem da Folia de Reis está associada a uma tradição cristã, vinda de Portugal e da Espanha, trazida ao Brasil no século XIX. Trata-se de uma celebração que visa comemorar a visita dos 3 Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) ao menino Jesus, feita logo após seu nascimento. Culturalmente, a Folia de Reis é parte integrante das festas folclóricas brasileiras e, em geral, é celebrada por volta do dia 6 de janeiro, “Dia de Reis”.

O evento é conhecido, também, como Festa de Santos Reis ou, ainda, Reisada e é uma festa bastante comum da cultura brasileira, especialmente, no estado de Minas Gerais.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: