Cientistas norte-americanos descobriram uma forma de neutralizar a reprodução do vírus da hepatite C, o que representa melhoria potencial no tratamento da doença que atinge o fígado e pode provocar cirrose.
De acordo com o estudo, baseado em experimentos in vitro, uma proteína essencial para o ciclo reprodutivo do vírus da hepatite C (HCV) foi identificada. Cientistas do Centro de Hepatite e Engenharia do Tecido Hepático da Universidade de Stanford chegaram a uma versão sintética dessa proteína com potencial para destruir a habilidade reprodutiva do vírus. O estudo foi publicado na edição online da revista ?Science Transnational Medicine?, no último dia 20.
Segundo especialistas, estima-se que até três milhões de brasileiros – ou cerca de 1,5% da população -, estejam infectados com a hepatite C. Dados do Ministério da Saúde mostram que a cirrose hepática causada pela hepatite C está entre as doenças que mais matam no país.
A hepatite é uma doença caracterizada por uma inflamação do fígado. Pode apresentar diversas causas como as infecções por vírus, uso abusivo de álcool e certos medicamentos, de drogas, doenças hereditárias e auto-imunes. Entretanto, sabemos que as causas mais comuns são as virais. A hepatite pode ser classificada em aguda e crônica, sendo que essa última é representada por um processo inflamatório que dura mais de seis meses, porém a cronificação não ocorre em todos os casos.

COMPATILHAR: