Redação Últimas Notícias
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão a postos após a previsão de um grande volume de chuva para esta sexta-feira (24), em Formiga.Um aviso de perigo potencial de chuvas intensas chegou a ser publicado peloInstituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o município e várias outras cidades da região, como Córrego Fundo, Pains, Arcos, Pimenta, Pains e Piumhi.
No mês de dezembro ocorreram várias reuniões entre representantes dos órgãos com o objetivo de desenvolver um plano de ação para o período chuvoso 2019/2020.
De acordo com a chefe da Defesa Civil do município, Vera Moreira, o mês de dezembro foi pouco chuvoso, totalizando 79.6 mm de precipitação. Porém, de 1º de janeiroaté a tarde dessa quinta-feira (23), haviam sido registrados em Formiga 50.2 mm de precipitação, 26 mm apenas na quarta e quinta-feira.
Ainda segundo a Defesa Civil, para esta sexta, a previsão é de 50 mm de precipitação, fazendo que dobre, em um dia, a milimetragem para este mês.
“Recomendamos que a população que mora próxima a rios e córregos tenha cuidado, porque o volume das águas aumenta.Quem vive debaixo e em cima de barrancos também deve permanecer atento. Não há deslizamentos de terra em Formiga até esta data [quinta-feira].Porém, a chuva constante pode propiciar acidentes”, informou a chefe da Defesa Civil.
Vera ainda alerta a população para que, em especial nesses dias de grande volume de chuvas, coloque o lixo nos horários da coleta para evitar que recipientes obstruam bueiros e para que pessoas evitem estacionar veículos e se abrigarem debaixo de árvores. “Estamos em alerta e passaremos à população as informações”, completou a chefe da Defesa Civil.
Busque ajuda
Em caso de situação adversa, o formiguense deverá comunicar a Defesa Civil pelo telefone (37) 99132-0230, o Corpo de Bombeiros (193), a Secretaria de Obras (37) 3329-1846, ou a Secretaria de Gestão Ambiental (37) 3329-1803.
Alagamentos
Na sexta-feira passada (17), duas ocorrências relacionadas à chuva foram registradas em Formiga. A primeira foi o alagamento de pontos da avenida Vereador José Higino Filho. O outro incidente ocorreu nas proximidades, na rua Bom Jesus, bairro Vila Carmelita. Um muro e o portão de uma empresa caíram devido ao alagamento da via, que também ficou cheia de rachaduras no asfalto, sendo necessária a interdição da área pelo Corpo de Bombeiros.