Entrou em erupção na manhã desta quarta-feira (16) um vulcão na Península Reykjanes, na Islândia. A erupção provocou um enorme caminho de lava.
Essa é a 12ª erupção do vulcão desde o ano de 2021, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Islândia. O impacto do vulcão é limitado somente à área próxima, ainda conforme o ministério.
A área do vulcão foi evacuada antes mesmo da erupção e não houve ameaça à vida. Voos internacionais ou domésticos também não foram afetados pelo vulcão.
A erupção começou pouco antes das 4h da manhã desta quarta no horário local. Segundo o governo da Islândia, ela ocorreu após uma onda de atividade sísmica desencadeada pela ‘intrusão de magma’ que começou por volta da meia-noite.
O governo recomenda que viajantes da área monitorem a qualidade do ar, uma vez que pode ocorrer poluição gasosa proveniente do local da erupção.
Geologia
Segundo o governo islandês, o país está localizado na Dorsal Mesoatlântica, onde as placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia divergem. Aquele local é uma das regiões vulcânicas mais ativas do mundo.
As erupções na Península de Reykjanes ocorreram em 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025. O local já é preparado para esse tipo de atividade, e o país tem medidas de prevenção eficazes.
Fonte: Maria Fernanda Ramos-Itatiaia