Os alunos do 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo fizeram uma visita técnica à cidade de Itapecerica-MG, acompanhados pela Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis, que organizou a visita juntamente com Mardem Michael Ferreira da Silva do Setor Municipal de Patrimônio Cultural da prefeitura de Itapecerica.
A visita técnica envolveu a disciplina de Técnicas Retrospectivas e Preservação do Patrimônio Cultural, onde os alunos puderam ter contato com diversos pontos turísticos arquitetônicos da cidade. Eles foram guiados pela historiadora e arquivista vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Erivelta Diniz.
Os alunos visitaram a Igreja de São Francisco e participaram de um bate-papo com a restauradora das imagens do Setenário de Nossa Senhora das Dores.
Passaram pelos casarões históricos no Largo de São Francisco, Praça Alexandre Szundy e Praça do Coreto para reconhecimento de casarões históricos e arquitetura local, Igreja Matriz de São Bento, Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde participaram de bate-papo com a equipe de restauração dos elementos artísticos da igreja.
Ao fim da visita, os alunos também passaram pelo Museu do Presépio e Memorial dos Expedicionários Itapecericanos, no Centro Cultural de Itapecerica.
O objetivo principal da visita foi conhecer o patrimônio cultural preservado de Itapecerica, bem como o processo de restauração de alguns bens que estão sendo realizados atualmente na cidade.
Desta forma, os alunos puderam visualizar na prática conceitos e teorias do Restauro e da preservação do patrimônio cultural e reforçar a importância da preservação do patrimônio para a memória e a identidade de um povo.
Esse tipo de visita também pode despertar o interesse dos alunos que estão em formação acadêmica para uma significativa área da arquitetura, que precisa de profissionais especializados e capacitados em todo o país.
Os alunos presenciaram situações de bens tombados e inventariados, identificaram patologias, entenderam sobre o processo de análise que os restauradores fazem para recuperação de um bem, visualizaram a prática de restaurações de um altar, de imagens sacras, de pinturas e todo seu processo minucioso envolvido.
Fonte: Unifor-MG

Foto: Divulgação/Unifor-MG

Foto: Divulgação/Unifor-MG