Na terça-feira, 24 de outubro, foi realizada a quarta reunião ordinária do Conselho Municipal de Cultura de Formiga – Comcult. Essa foi a primeira reunião dos novos conselheiros, que foram nomeados em agosto deste ano, por meio da Portaria Nº 5.333.
Durante o encontro, foram abordados diversos assuntos. Os novos membros ouviram uma explanação do Secretário Municipal de Cultura, Alex Arouca, sobre a organização do Comcult, e seu papel junto ao Sistema Municipal de Cultura. Em seguida, foi realizada a eleição para a presidência do Conselho, sendo eleito, por unanimidade, o conselheiro Abraão Morramede Costa como presidente, a conselheira Maria Lucia de Oliveira Andrade, como vice-presidente. O conselheiro Alex Arouca ficou como secretário do Comcult.
Após a eleição, os eleitos agradeceram e enfatizaram que vão trabalhar intensamente em prol da Cultura Formiguense. Em seguida, diversos outros assuntos foram debatidos, entre eles, a produção de uma antologia do Circuito dos Escritores Formiguenses, nas três últimas edições; a possibilidade de o Festival da Linguiça ser fomentado pelo Conselho, em especial, com a utilização do Fundo de Cultura; o calendário cultural do município; e a possibilidade de utilização do Fumcult para a realização do “Encontro de Guitarristas”.
Comcult
O Conselho Municipal de Cultura – Comcult, é um órgão colegiado, consultivo e normativo, que integra a estrutura básica da gestão da Cultura no município, com composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil, e se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada na área da cultura, de caráter permanente do Município de Formiga.
O Conselho é paritário e, além dos representantes do Poder Público, possui conselheiros dos segmentos das Artes Cênicas (teatro, dança, capoeira e congêneres); Artes Visuais (artes plásticas, artesanato, fotografia, artes gráficas e congêneres); Música; Literatura; e Associações de Congado ou Folia.
Fonte: Decom