Fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina indicando a escolha de um novo papa.

Milhares de fiéis acompanham do lado de fora da Basílica de São Pedro, quando a fumaça saiu branca na tarde desta quinta-feira (8), marcando o inicio de um novo papado.

O eleito é o cardeal Robert Francis Prevost, que escolheu o nome Leão XIV.

Nascido em Chicago, de perfil discreto e voz tranquila, tem formação sólida em teologia e é considerado um profundo conhecedor da lei canônica, que rege a Igreja Católica.

Entrou para a vida religiosa aos 22 anos. Formou-se em teologia na União Teológica Católica de Chicago e, aos 27, foi enviado a Roma para estudar direito canônico na Universidade de São Tomás de Aquino.

Prevost tem 69 anos e se torna o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. É também o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante. Ele construiu grande parte de sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru. Foi lá que se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana.

Ao ser eleito, ocupava duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos — órgão responsável pela nomeação de bispos — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

 

Fonte: Redação g1

 

 

 

COMPARTILHAR: