O IFMG Campus Formiga está em festa com a recente aprovação da proposta na Chamada FAPEMIG-SEDE Nº 018/2024 Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei). A proposta intitulada “IFMG como impulsionador do empreendedorismo e inovação no ecossistema de Formiga e região” receberá um investimento robusto de R$511.363,70 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), marcando um momento crucial para o desenvolvimento educacional e econômico da nossa cidade e região.
Essa conquista representa um passo gigante para transformar Formiga em um verdadeiro polo de inovação e empreendedorismo. A proposta do IFMG Campus Formiga envolve: conectar estudantes, empresas e o setor público para desenvolver soluções criativas e tecnológicas que resolvam desafios reais, além da realização de diferentes cursos de capacitação. Isso significa que a educação no município será aprimorada de forma significativa, com a oferta de cursos gratuitos de robótica, programação e manutenção de computadores, preparando nossos jovens para as profissões do futuro. Além disso, serão promovidos desafios de inovação para incentivar estudantes a desenvolverem ideias que possam melhorar empresas e serviços públicos, estimulando a criatividade e a capacidade de resolver problemas do dia a dia.
Para isso, o Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (LICEU LabMaker) do IFMG, será fortalecido, oferecendo um espaço moderno de aprendizado onde os participantes poderão experimentar, criar protótipos e, quem sabe, transformar suas ideias em negócios de sucesso. O projeto prevê também a concessão de várias bolsas para estudantes de graduação e nível médio, que terão a oportunidade de se envolver diretamente no desenvolvimento das iniciativas, enriquecendo sua formação acadêmica e preparando-os para o mercado de trabalho.
Parcerias estratégicas com o SEBRAE, Prefeitura (CitFor, Secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico e Diretoria de Políticas Rurais), o Centro de Excelência e Inovação em Produtos Artesanais (CEIPArte) do IFMG e escolas públicas (Cemei Professor José Juvêncio Fernandes e a Escola Estadual Doutor Abílio Machado (Polivalente)), garantirão que mais pessoas tenham acesso à capacitação e oportunidades valiosas. O projeto se estende ao apoio de setores como o de produtos artesanais e agroindustriais, incentivando novas tecnologias para pequenos produtores e empreendedores locais e impulsionando a economia da nossa cidade.
Entre as metas do projeto podemos destacar: a realização de dois Desafios de Inovação com empresas e o setor público do município, habilitar equipes de robótica para competições e estudantes na Jornada de Foguetes, apoiar a prototipação de equipes em ciclos de pré-incubação e aceleração do CitFor, IFMG e Polo de Inovação. Também serão estabelecidos programas de prospecção de oportunidades junto a empresas, apoio à realização de cursos de Formação de RH do Polo de Inovação IFMG e um ciclo de pré-incubação em parceria com o SEBRAE usando a metodologia Agita.
Além disso, o projeto entregará um diagnóstico de empreendedorismo e inovação, promoverá a participação em capacitações e seminários da FAPEMIG e SEDE, disponibilizará o ambiente de coworking do LICEU para egressos e oferecerá cursos FIC sobre robótica, montagem e manutenção de computadores, programação com Scratch para crianças e meliponicultura.
Com todas essas ações, o IFMG se tornará um importante ponto de apoio para a inovação na cidade, conectando o conhecimento acadêmico com o mercado e a sociedade. Entre os resultados esperados estão: formação profissional qualificada, incentivo ao empreendedorismo jovem, criação de novos negócios e um significativo fortalecimento da economia local. O projeto contribuirá para que Formiga e região se tornem referências em tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável, abrindo um leque de novas oportunidades para todos.
Fonte: Ifmg Formiga