Durante evento realizado nesta feira-feira (8) no estado do Acre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a cassação de mandato de deputados e senadores que participaram da ocupação das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em protesto contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em discurso, Lula classificou os parlamentares envolvidos como “traidores da pátria” e criticou ações que, segundo ele, buscam obstruir o funcionamento do Congresso Nacional.
“Quem deveria sofrer impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para impedir o funcionamento da Câmara e do Senado. São verdadeiros traidores da pátria” afirmou o presidente.
A declaração ocorre em meio a uma escalada de tensões entre os poderes Legislativo e Judiciário, marcada por críticas de parlamentares às decisões do STF e por iniciativas que visam limitar a atuação da Corte.
Durante o evento, Lula também fez um apelo direto ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC), pedindo que ele não assinasse o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.
“E você, Petecão, não assine o pedido de impeachment do Alexandre de Moraes, que ele está garantindo a democracia” disse o presidente.
A fala de Lula reforça o posicionamento do governo em defesa do Judiciário e ocorre em um momento de crescente polarização entre os poderes da República.
Matéria em atualização.
Com informações da CNN Brasil